segunda-feira, 25 de julho de 2016

Velharias e raridades

Esse texto começou quando estava olhando umas revistas velhas da Ação Games que tenho em casa mas, pera lá, eu não tenho mais a Ação Games em casa como posso estar olhando revista velha assim?

Explicando...

Certa vez estava num grupo de uma rede social e uma pessoa do grupo postou um arquivo de torrente com todas as revistas de jogos publicados no Brasil até então. Como sou esquecido pra caramba, pesquei a dica e deixei baixando, o torrente,  em casa. Demorou alguns dias para baixar tudo, também, com um arquivo de 45GB de tamanho com tantas revistas diferentes, passar rapidinho não iria.

  

 

Pois bem, passou semanas baixando tudo e no final veio a tal coleção da Ação Games. E só para constar, as minhas revistas da época estão todas no lixo, literalmente. Ocupando espaço dispensável no armário preferi separar a parte que me interessava, os detonados. E o resto? Sim, o resto foi pro lixo.


 

   

Pois bem, numa busca nas versões digitais dessas revistas, fiquei fuçando algumas coisas e apareceram tantas que fiquei mais surpreso com os jogos desconhecidos do que com a velharia em si ao ponto de me perguntar “Como esses jogos nunca me vieram a memória?” e é aí que entra o caso, nunca tive PSX e o PS2 só tive depois de quase 2 anos que o mesmo parou de ser fabricado. O que tenho aqui é usado e desbloqueado e acha que estou triste? Nem um pouco. Muitos jogos pra jogar inclusive.


 

Nessas revistas, bem da vidara do século, estava vendo algumas coisas velhas. PSX, N64, Saturno... Sim coisa velha mesmo. E no meio de tanta letrinha miúda aparecem nomes que não me recordava.


Jogos, Joguinhos e Jogões...

Foi dessa inesperada leitura que fui buscar as informações desses jogos e para minha grata surpresa, o Sr Google Imagens e a diva das notas Metacritic tinham muitas informações úteis e da época que me ajudaram a selecionar algumas coisas boas, não tão boas, ruins, péssimas e deixa passar que é melhor...


 

 

                      

Não fiquei muito tempo nas buscas do Metacritic porém no Google esse sim foi meu salvador. Achou varias coisas da época e as capas dos jogos. Algumas lindas, outras nem tanto. Como o Blog fala de jogos em geral, nada me impede de mostrar algumas imagens dessa época e as suas raridades para ficar na memória uma coleção bem extensa que o PSX original  teve durante seus 10 anos de vida (entre muitos outros consoles e surpresas).

 


Se depender do PS2 para saber quantos jogos são bons e valem a pena jogar, vejam os antigos e que surgiram no PSX para ver de quando estamos falando de franquias como Resident Evil, Crash Bandicoot, Parasite Eve, Klonoa, Fear Effects, Woody Woodpecker, Motor Toon...

  

 

Muitas franquias hoje conhecidas e outras bem obscuras e desconhecidas. Algumas esquecidas  e outras nem tão esquecidas assim. O esforço é valido para se conhecer algumas delas e saber como (ou quando) o processo de repeteco que vivemos hoje nos jogos e consoles mais modernos tem sofrido (infelizmente).


 

 

Sem falar nas sombras dos jogos menos famosos, ainda sobraram muitas velharias para deixar mencionados e com seus 15 segundos de fama. Temos gerações onde jogos e joguinhos conviveram bem e outras gerações onde jogões e joguinhos ficaram lá para servir de inspiração e exemplo ruim para nunca serem lembrado (ou não).

 

 

Se depender das produtoras para saber o que bom são jogos, ou não, esses jogos... Melhor nem saber por quanto tempo eles ficaram vivos. Basta saber que eles existiram...


 

 

Bom até a próxima postagem...
Ass.: Thiago Sardenberg

Nenhum comentário:

Postar um comentário