segunda-feira, 30 de novembro de 2015

Mercado de indie game dev no Brasil...

Depois de ter visto a materia do 2° RING que ocorreu no Senai Maracanã, agora acho que posso falar um pouquinho mais…


Sou ex instrutor de jogos da casa (design e arte 3D). Fiquei por lá durante 2 anos e aprendi muito sobre o mercado e as outras escolas la dentro. Conheci muita gente boa do mercado também.

Pois bem, no final da faculdade lá no final de 2009 e bem antes de realmente conhecer e de poder trabalhar no senai, desenvolvi um projeto grafico de uma revista de jogos indie (chamada GD Game Design) como projeto final de graduação e que está no forno até hoje.

Como os indies e o dev indie estavam crescendo no mundo todo (graças a MS, XBOX 360 e o XNA), na época já havia percebido que o desenvolvimento tinha entraves e de certa falta carecia de publicações (impressas ou não) de conteúdo mais facil de ser entendedido ou “digerido” pelos interessados e entusiastas do mercado além de nem todos tem a cabeça de artista ou do programador ou do músico.

Independente do quanto tenha melhorado, com quase 6 anos de formado, não era pensado o que temos hoje disponível.

Ao evento não pude ir/participar por motivos particulares mas li uma boa matéria sobre ele. Ficar sabendo (por tabela) o que tem ocorrido, quais são as iniciativas e quem tem feito o trabalho profissional ficar cada dia mais sério, é importante ressaltar algumas curiosidades:



1ª o acesso a informação apesar de um pouco restrito ainda, não está inacessível à maioria...

2ª as principais revistas de jogos do Brasil, tem espaço dedicado aos indies isso é muito importante para a divulgação dos nossos estúdios (e dos externos porque precisam de mão de obra qualificada e bem preparada para trabalhar com eles)...

3ª os sites e blogs nacionais existem porém existe espaço para melhorar e muito o trabalho atual que estão desenvolvendo...

4ª sair um pouco do trabalho com cara de amador (sem desqualificar o trabalho e esforço da galera entusiasta e ferrenha que faz os indies serem vistos) é uma possibilidade do nosso presente e terá uma maior importância num futuro cada vez mais próximo...

5ª também faço parte dessa indústria, mesmo sem estra trabalhando nesse exato momento com a produção ou em aulas, acompanhar o trabalho das empresas e das escolas faz parte do trabalho secundário que os games precisam ter

6ª you tube tem conteúdo, dos bons e ruins, porém existe muito lixo. Não fiquem nos mesmo locais de pesquisa, existe mais de uma forma de aprender sobre os jogos e os indies.

7ª estudar fatores de mercado, novas ferramentas, opções menos caras ou gratuitas disponíveis; pensar, documentar, propor e executar novas soluções para diversos problemas é também uma boa alternativa para se gerar novas ideias.

8ª esteja preparado para ser arrebatado por perguntas, levar ponta pés, ser chutado por algo quer falou errado, que provocou outras pessoas e por aí vai. Se não mostrar as caras, esqueça o sucesso. Ele só acontece depois de muitos estudos e fracassos.


O motivo dessa publicação é bem simples pois é uma pergunta que deixo para tentar ser respondida pela comunidade, grupos e outras pessoas...

Existem publicações tecnicas (digitais ou não) de desenvolvimento, arte e musica, suficientemente disponivies no brasil para suprir as demandas internas que estão reprimidas OU o que existe na internet como forums, sites e blogs de devs é suficiente para suprir a tal demanda reprimida que temos hoje?

Sei que 98% do material disponível está em inglês, e não tem como ser diferente, os americanos criaram as bases da programação. Saber inglês é fundamental porém e para quem não sabe é preciso ficar comendo migalhas ou ser chutado do mercado pelo idioma estrangeiro?

São detalhes importantes para se pensar e refletir. Não é para provocar uma guerrinha de nicho ou tiroteio para cima dos interessados quem dedicam tempo para escrever e dedicam tempo crucial as pesquisas mas sim tentar minimizar o “não sei do que se está falando e não me interessa, não é da minha praia”...


Todos nós (interessados, mídia especializada, you tubers, profissionais da área, entre outros tantos) estamos procurando melhorar o mercado em geral e reduzir essas brigas de ego de aluns setores do processo produtivo (os músicos, programadores e principalmente artistas egocentristas) para expandir as experiências do todo.

Para quem tem interesse em responder, ficam as perguntas e o espaço do blog para tal.

Até a próxima postagem...

Ass.: Thiago Sardenberg


Obs: todas as imagens foram procuradas no google imagens com os dizeres "indie games"...

Nenhum comentário:

Postar um comentário