Um profissional de design com uma quantidade absurda de ideias e sem tempo para poder coloca-las no papel, vai no blog.
segunda-feira, 28 de setembro de 2015
A caixa Preta da MS – O Direct X Box (XBOX)
Sendo o novo queridinho da empresa do Windows, e com o melhor processador em console doméstico disponível no mercado, a então novata Microsoft precisava se diferenciar de seus concorrentes para conseguir trilhar um caminho seguro em um mercado que pouco conhecia.
Da parceria que fora feita na época do Dreamcast da SEGA (o sistema de rede dele era baseado nas tecnologias do Windows NT) e com a expansão da infra estrutura da internet nos anos seguintes o poderoso XBOX precisava se diferenciar dos concorrentes para chamar a atenção e não correr certos riscos que outros correram anteriormente.
1 – Uma proposta diferente e interessante
Capacidade para ler DVDs, que vinha do concorrente direto PS2 da SONY, já fazia, não era tão vantajoso. Vir com acesso a internet também não era lá um grande diferencial. A SEGA e a Nintendo já haviam feito consoles para quatro jogadores nativamente então, o multiplayer splitscreen também não seria lá algo tão relevante para chamar a atenção.
Nos meses anteriores ao lançamento da grande caixa preta (o console era grande fisicamente falando), o departamento de Marketing falava pouco mas com louvor de uma proposta chamada Xbox Live. Até o lançamento, ninguém imaginava o que poderia ser a tal Live. Quando houve a revelação foi uma surpresa junto de alguns outros fatores interessantes.
O XBOX Original leria DVDs de vídeos e de camada dupla. Esse espaço extra para jogos garantiria maior conteúdo e melhor qualidade gráfica além de ser o que tinha melhor qualidade de saída de vídeo (rodando a 480p nativamente e um processador de 800 MHz era potencia 4 vezes maior que o PS2 tinha no lançamento 12 meses antes ou o Cubo que tinha um processador de 400 MHz na mesma época de lançamento).
O console viria com um HD interno de 20 GB ou 40 GB (até então uma novidade). Hoje, esses HDs estão obsoletos porém eram uma adição interessante. Os consumidores poderiam guardar conteúdo dentro do HD como musicas e fotos e poderia deixar pré setados para serem vistos no console ou escutar as musicas pretiletas durante as partidas de jogos específicos. O novo console também teria, nativamente, a disponibilidade de 4 controles e poderia render altas horas de diversão multi jogador off-line. O que realmente deixou os consumidores curiosos era a Live. Como ela funcionaria e qual a função dela?
2 – Conhecendo a “Live”
A proposta da Xbox Live era diferente das concorrentes. Todas elas tinham em comum a disponibilidade de servidores para os jogos e os consumidores poderiam jogar a qualquer momento de graça os títulos multijogadores, no modo online, se houvesse. A Live era diferente. A Live permitia filtrar, a partir de uma assinatura anual, quantas pessoas poderiam jogar e em quantos dias elas teriam essa possibilidade de jogar o modo online.
A Live silver era padrão para todos os jogadores. Entre 00:00 horas de sexta para sábado, até as 00:00 horas de domingo para a segunda, os servidores permitiriam que qualquer console fosse conectado a rede e todos poderiam jogar com os amigos pela internet. A Live Gold era a assinatura desse mesmo serviço porém o jogador poderia se conectar e jogar online a qualquer hora do dia de qualquer dia.
No inicio, a proposta soou meio estranha e não agradou a todos porém, aos consumidores que já estavam acostumados a pagar pela TV por assinatura ou serviços semelhantes, entenderam e apoiaram a proposta. Pagavam seus 50,00 Dolares anuais e jogavam eternamente. Resultado disso foi a manutenção constante do serviço e uma estabilidade de servidores invejável.
Nesse patamar a MS conseguiu se diferenciar dos concorrentes com uma proposta de serviço competente e interessante, sem ser caro, para gerar um retorno financeiro de longo prazo ao seu investimento em um mercado pouco conhecido. Hoje, a Live, é uma referência de peso sempre em busca das melhor oportunidades de divulgação de conteúdo aos jogadores pelos melhores preços.
3 – Exclusividades da caixa preta
Ter um console parrudo, com mídia de boa capacidade, uma ótima qualidade técnica, um serviço online de ponta, com 4 jogadores nativos sem ter o que interessa, não faria diferença. Com os famosos jogos, e mesmo tendo opções menos caras ou a plataforma carregada de tradição, deu a MS a oportunidade para estipular e criar um grupo de jogos diferente que cativou o público. Além de ter bons gráficos, haviam jogos para todas as faixas etárias e gostos particulares. Desde os jogos infantis até os de guerra e corrida, ou esportes, RPGs, estavam todos no mesmo pacote.
Como todo bom console que se preze, este também sofreu com a pirataria. Por um lado isso foi bom porque algumas opções que não eram possíveis foram sendo criadas (emuladores de outros consoles eram testados e funcionavam muito bem nessa caixa preta devido a facilidade de programação e ser muito parecido com os computadores da época) enquanto, por outro, alguns padrões de fabrica e controle de console via live também foram criadas com o passar do tempo e implementadas no console seguinte. Resultado direto disso foi um controle maior da MS por parte dos consumidores ditos “espertos” e uma forte gama de hackers que faziam altas modificações para o console.
Mesmo que alguns bons hackers tenham descoberto como burlar as travas de segurança, os estragos já haviam sido feitos. Arcades e consoles menos potentes entre outros emuladores já estavam rodando nessa caixa e o publico gostou bastante.
E pensando nessa variedade de opções e públicos eis que venho com uma lista de jogos interessantes aos mais fanáticos por bons títulos. Muitos deles não são exclusivos mas foram muito bem adaptados a plataforma. Aos que são exclusivos deixa aquela sensação de “quero mais” no jogador porque foram muito bem adaptados ao console. Para quem tem o console fica a nostalgia...
Bournout 3: takedown, Brothers in Arms Road to Hill 30, Conker: live & reloaded
Dead of Alive 3, Deus EX, Doom 3, Elder Scrolls 3: morrowind, ESPN NFL 2K5
Fable, Far Cry, Fatal Frame 2, FIFA, Fight Night
Forza Motorsport, GTA San Andreas, Guilt Gear X2 #Reload
Half Life 2, Halo Combate Evolve, Halo 2, Hitman 2, Indigo Profecy
Jade Empire, Jet Set Radio Future, LEGO Original Star Wars Trilogy
Madden NFL 2003, Max Payne, Mech Assault, Metal Gear Solid 2: Substance
Midnight Club 2, NBA Street 3, Need for Speed Underground, Need for Speed Underground 2
Ninja Gaiden, OddWorld: Stranger's Wrath, Panzer Dragon, Prince of Persia (trilogy)
Psi-Ops: The Mindgate Conspiracy, Project Gotham Racing 2, Psychonauts
Rainbow Six 3, Shenmue 2, Splinter Cell Chaos Theory, Soul Calibur 2, SSX 3Knights of Old Republic, Knights of Old Republic 2, The Chronicles of Riddick, The Warriors
TOCA Race Drige 3, Time Splitters 2, Tony Hawk's Pro Skater 3, Tony Hawk's Pro Skater 4
Tony Hawk's Underground, Tony Hawk's Underground 2, Top Spin, Unreal 2
E nessa lista de pouco mais de 50 jogos (o console sozinho teve muitos mais jogos), sendo alguns deles uma sequencia e outros boas novidades (para a época de lançamento), os exclusivos não são tantos mas foram expressivos o bastante para mostrar qual era a força da Microsoft e como ela queria que o console dela fosse versatil.
Graças a isso a marca XBOX mostrou-se forte e se consolidou como uma boa plataforma de trabalho. Junte a isso a solidez da empresa frabricante e até o menino dos olhos de ouro nos jogos exclusivos da plataforma que foram portados para o subsequente XBOX 360, ou por meio de relançamento em HD ou pela propria Live Arcade com as versões digitais (seguindo a proposta da Nintendo com o Game Cube -> Wii -> WiiU e o proprio PSX -> PS2 e a PSN no PS3).
Até a próxima.
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