segunda-feira, 3 de agosto de 2015

Umas voltas por Los Angeles de 1947... Parte 1



1 – um pouco de história

A Rockstar é mais conhecida pela série GTA que ficou bem famosa na geração PS2. Teve parte de suas aventuras lançadas nos PCs e na geração PS3 e XBOX 360 ficou mais popular ainda com GTA 4 e GTA 5. A franquia LA Noire compartilha parte dessa mesma fórmula de jogo, baseado em mundos abertos e enormes, e cria uma experiência que parte do cotidiano da vida comum em uma grande cidade.

Ele acontece em um período importante da história dos Estados Unidos onde os soldados que voltaram da 2ª Guerra precisaram se readaptar a vida civil e encarar os problemas do dia-a-dia como arrumar empregos civis, viver suas vidas familiares, ter suas esposas e filhos, uma vida pacata e bem comum.


2 –Gênero de jogo e sua ambientação

Por se passar numa cidade famosa, grande e com muitas histórias (sem mencionar Hollywood sozinha) a equipe de produção fez um ótimo trabalho em recriar esse espaço. Por ser numa época bem definida a dificuldade da criação do jogo se torna ainda maior porque existiam particularidades da época que não existem mais.

Essas peculiaridades só podem ser confirmadas via fotos, jornais, filmagens, pinturas, revistas, folhetos, mapas, que facilitam o reconhecimento de determinadas regiões onde a arquitetura da época e seus detalhes (itens fundamentais de qualquer pesquisa) deixam a cidade tema mais viva. Um trabalho exemplar para recriar um período.



Geralmente, em jogos ditos tradicionais, temos fases onde os objetivos estão espalhados por salas distintas que se interligam por portas e fazem o conteúdo ter um determinado tamanho. No gênero que GTA consagrou, a cidade inteira já está disponível desde os primeiros minutos.

Podendo-se visitar quase todos os lugares da mesma e apesar de não serem todos as locações que estão disponíveis para visitação interna, podemos vislumbrar certos espaços onde nunca imaginaríamos que existiram na realidade. E para visitar todos esses espaços, veículos estão espalhados pela cidade para serem dirigidos e pegos emprestados.

3 – As muitas histórias de um jogo


O personagem principal é Cole Phelps, um ex fuzileiro naval que participou das batalhas da 2° Guerra Mundial e após o final dos conflitos em solo japonês, tenta se reestabelecer na cidade de Los Angeles, onde tem sua família (esposa e filhas) para cuidar. Convivendo com parte de diferentes “máfias” presentes em solo americano, os complôs e interesses escusos dos produtores de Hollywood, os excessos de ciúmes das atrizes consagradas de filmes, a famigerada corrupção de políticos e empresários LA Noire é uma história cheia de reviravoltas e motivações diferentes desde o início do primeiro caso sério até o seu desfecho final.

Dividida em 5 grandes “pastas” onde os casos são definidos por suas naturezas, o jogo tem um total de 21 casos/missões que mostram bem a realidade americana da década de 1940. Com uma narrativa intercalada, hora focalizando na convivência dos soldados durante a segunda grande guerra hora tentando “sobreviver” aos casos de sequestro, assassinato, estupro, vida conjugal, emprego e traição no dia-a-dia dito “normal” da sociedade civil, o jogo é uma viagem no tempo bem envolvente.


Cada personagem principal e secundário tem sua história e com o intuito de descobrir quem são os responsáveis pelos problemas das ruas nessa grande cidade, o trabalho de Phelps é resolver os crimes que acontecem aos montes por Los Angeles. Com o passar dos casos e a resolução deles com mais ou menos pistas o personagem evolui na carreira de policial.

Com a mudança de setor e departamento, a pasta de missões muda e as histórias progridem. Os casos ficam piores e mais complexos de serem resolvidos e o fator “investigação” se torna cada vez mais importante.

Até a próxima parte clique aqui

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