Após os jogos da linha “Online” o projeto teve uma parada mas mostrou que o público gostou da proposta. Quando a divisão “Online” da franquia parou, o jogo Phantasy Star Universe estava para sair. Era o ano de 2006. Final da vida útil do PS2 da SONY. Os PCs da época precisavam ser bons pra agüentar o jogo. Um XP SP2 de 3GB de RAM com um CORE 2 DUO de 2 GB era o mínimo e eu jogava nele. Com uma GTS 9600 de 512 MB conseguia rodava alguma coisa de forma mediana. Só por mera curiosidade nessa mesma configuração rodei o NFS Shift 2 em 40% do total e não travava. O PC era realmente bem montado e super otimizado.
Como a franquia Phantasy Star evoluiu, algumas novas opções surgiram depois e da vertente Universe saiu outras duas opções para a vertente “Online”. 1ª elas foi a ótima parceria com a Nintendo e fazer um pré jogo no Nintendo DS foi uma grata surpresa. O Zero foi bem recebido. Testou o mercado, conquistou novos fãs e trouxe de volta a forma PSO de se jogar. É bom informar que entre o PSO e o PSU variados detalhes e mecânicas mudaram. Não perdeu a característica de ser um Phantasy Star moderno mas eram diferentes entre si. A 2ª mudança foi repensar o jogo e lançar a versão Phantasy Star Online 2 que foi um verdadeiro sucesso.
Como a internet era forte e a proliferação de informação era mais fácil, jogadores de RPG do mundo todo, que adoravam a franquia e ficaram órfãos dela (devido a SEGA) só podiam jogar alguma coisa do PSO original via servidores piratas. Com nova versão, saudades de um tempo onde jogar online era novidade e a volta da franquia de sucesso era o auge do fanatismo. A vontade de jogar era tanta que a SEGA bloqueou os servidores japoneses para IPs de fora do país. Até hoje os jogadores esperam por um servidor internacional.
Isso só prova como o carinho pela franquia, num bom trabalho de equipe e com boa técnica, indica que o futuro também pode ter influências diretas de um passado não tão distante. Absolutamente maravilhoso para quem curte o jogo até hoje.
Análise Phantasy Star Online – Parte 6 – Veredicto
Tentar avaliar qualquer jogo não é fácil. Pode ser para uns mas no meu caso é complexo porque não gosto de notas. O que vale ressaltar é o tamanho da obra. Se algum detalhe escapou que outros falem. Se exagerei: sejam críticos. E depois de quase 10 anos jogando isso acredito que tenho algo para compartilhar. Por isso, joguem e curtam ele com alguns amigos ou sozinho. Tire aquela crosta de poeira daquele seu PC velhinho com XP desatualizado ou do seu vídeo game old school (Dreamcast e Game Cube) enterrado no armário ou na casa do primo mais novo mas não deixe de jogar. É divertido ver como alguns gêneros recebem muita influencia e que Diablo 3 me perdoe mas deveriam ter feito melhor. Copiar erros não é bom.
Thiago C. Sardenberg
Parte 4 -> Aqui http://sarden-design.blogspot.com.br/2014/06/analise-phantasy-star-online-parte-4.html
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