terça-feira, 10 de abril de 2012

CeVaDaS

Desde quando comecei a fazer a pós graduação, venho me dedicando ao estudo das cervejas. Apesar de não ter muita relação com design, o proprio fato de pesquisar e ver o processo produtivo das cervejas me fez ver como o Design tem relação direta com certas praticas de nosso cotidiano comum.

Só para citar. Quando um professor meu falou que "ao pegar um pedaço de madeira ou osso que estava no chão e os primeiros hominidios o usaram para se defender de predadores e de outras tribos de semelhantes, ele fez design! Design é o ato de projetar algo ou alguma coisa para uso cotidiano de seus semelhantes" dessa definição simples e direta, fez com que o design se tornasse parte do nosso dia-a-dia.

Agora o que essa definição tem de relação com cervejas? Simples, cerveja também tem um processo interno de produção e adaptação muito particular e é justamente isso que faz com que eu esteja falando de Cervejas e não de Design nesse post.

Para começar temos muitos tipos de cervejas. Desde as mais claras (douradas quase brancas) até as mais escuras, passando pelas avermelhadas (que é a minha preferência) e as misturadas. A origem delas vem de 8000 anos atras e como hoje ela se tornou uma das bebidas mais consumidas do planeta, nada mais juntos do que dedicar um espaço a elas.

No trabalho da pós, meu público é o de consumidoras ou seja, o feminino. Elas tem crescido seu consumo ano após ano. Como costumam beber pouco, parece que bebem menos que homens e no entando estão bebendo mais. Porque isso tem acontecido?

Os homens estão percebendo e tendo a consciencia de que bebida e direção não combinam e com essa atitude, eles tem reduzido o seu consumo, em contra partida, elas, nossas mulheres, tem cresdico no seu consumo, porque tem se disponibilizado para sair mais com as amigas, acompanham mais ainda os seus parceiros e querem se divertir como eles, sem a pretenção de ter um homem perto delas. Para elas essa questão de "tem que ter um homem perto" passou e nisso o consumo meio que explodiu.

Com uma pesquisa de marketing, direcionada ao gosto particular delas, grande maioria foi unanime em afirmar "cerveja é para refrescar, não engordar e ser socialmente aceita nas rodas de amigos e amigas" por outro lado, as mais louras e as mais baratas foram as que mais receberam votos de preferencia.

Então, só nisso, temos 3 fatores decisivos para qualquer nova cerveja entrar no mercado:
1° inclusão social (o consumo costuma ocorrer em rodas de amigos)
2° concervadorismo (a brasileira pode não perceber mas é tradicional e concervadora)
3° não podem custar muito (pela questão de publicidade, cerveja precisa ser barata)

Não são dados muito novos (as grades fabricas já sabiam disso) mas mostram um comportamento importante no grupo pesquisado. Sem mencionar que o grupo feminino custuma tomar uma atitude muito peculiar com relação aos homens. As mais senhoras, costumam sair de casa para beber no bar da esquina para se socializar com os vizinhos de bairro. São nesses momentos que elas encontram antigas amizades e ficam horas conversando e bebendo e que gera maior consumo de cerveja.

O resultado observado foi que o consumo dessa bebida pode ser discreto ou cordialmente aparente porém tem um fator social muito grande que garante inclusão delas e de outras pessoas em rodas de conversa e saideiras de bar.

São nesses momentos que a mudança de comportamento social se tornam mais aparentes e com eles, temos outras abordagens para ser mostrados em posts futuros.

Até o próximo post!
Rio: 10-04-2012
Thiago C. Sardenberg

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