Figment é um jogo de exploração e plataforma 3D com visão isométrica com câmera fixa que trasportará o jogador ao imaginário mundo dos sonhos da personagem principal. O jogador controla, durante a aventura, Dusty (o Empoeirado) “aposentado” herói do passado, que revive suas memórias pelo seu algum de fotografias. Acompanhado dele está Piper, um passarinho matraqueiro, que conversa com Dusty sobre medos e receios constantemente, enquanto Dusty reclama da companhia e de ter que resolver os problemas.
A proposta se baseia em partes do cérebro, exterior, interior, mente e outros detalhes. Visualmente os mundos são construídos baseados no estilo gráfico trabalhado por Salvador Dali no Surrealismo. Alinhado a isso temas como lixo, confusão mental, isolamento e depressão, são explorados tanto visualmente quanto nos diálogos que ocorrem entre Dusty, Piper e nos vilões.
Apesar de ser dividido em 3 grandes capítulos: Cérebro Exterior e Cidade do Cérebro, Ilhas Livres, Cidade Mecânica, a última parte, as Veredas, onde deveria ter um 4º capítulo, não é representado dessa forma. A aventura é dividida em três grandes áreas com o seu respectivo chefe enquanto os desafios, espalhados por diversas salas, se interligam nas soluções dos diversos problemas.
Nos desafios de cada área, são compostos de pequenos quebra cabeças, botões e plataformas para resolver problemas e progredir pelos cenários. Dusty precisa encontrar as diversas memórias que foram perdidas e com elas ir lembrado de seu passado. Junte a isso a necessidade de encontrar chaves, engrenagens e esferas de energia, para liberar novos caminhos e passar pelas fases. Ao final de cada mundo, o chefe malvado da área o espera.
Para quem estuda o cérebro, ele é dividido em duas partes: o lado criativo e o lado lógico, representado pelas duas áreas iniciais. Os três vilões, representados por máscaras, têm nomes distintos. A Peste, nas Ilhas Livres, que representa a sujeira, é o oposto a liberdade de criação que as ilhas indicam. A segunda máscara é a da Rainha Aranha na Cidade Mecânica que representa a lógica e a matemática, o raciocínio processual e a racionalidade. A última máscara, a do Medo, representa os receios das pessoas ao desconhecido. Esse vilão se encontra nas Veredas. As Veredas representam os pensamentos e sentimentos mais profundos das pessoas, onde traumas e relações afetivas de grande importância, são guardadas. Após vencer os chefes, o jogo termina. Mas a coleta dos itens definidos como memórias podem ocorrer a qualquer momento.
As principais mecânicas do jogo são: usar uma espada, de madeira, para rebater projéteis que os inimigos disparam ou para atacar inimigos que avançam sobre a personagem; correr pelas plataformas sem cair no precipício (existe uma barreira invisível que impede essa queda); empurrar e puxar blocos; mover plataformas e construir escadas e pontes; e acumular alguns itens no inventário para serem usados em determinados momentos completa o leque de ações que Dusty pode realizar.
Para juntar tudo isso, o jogo ainda conta com uma trilha sonora especialmente produzida para essa proposta pois cada área tem um conjunto de sons, barulhos, ruídos e melodias, distintos. Quanto mais próximo se chega ao final, mais profunda e sinistra as músicas se tornam, representando os cenários que o jogador está passando.
Os quebra-cabeças também são, progressivamente, mais difíceis. Como cada área representa uma parte do cérebro, os obstáculos refletem essa área. Alguns são apresentados de maneira constante mas em formatos variados enquanto outros ocorrem poucas vezes, o que torna a área em que se encontra, uma verdadeira caixa de surpresas. A parte interessante dos desafios é a quantidade de referências a jogos clássicos, das décadas de 1980 e 1990, são usados para trabalhar cenários e obstáculos. Um prato cheio de nostalgia.
A questão que fica: como consegui o jogo? Foi numa das promoções de semana dos serviços, EPIC Games, Steam e GOG, onde a produtora do jogo original, forneceu gratuitamente, em todos eles, a primeira aventura. Como forma de incentivar a jogar a proposta do original, no período anterior ao lançamento do 2º jogo, jogo este distribuído gratuitamente pela Amazon Games em Setembro 2024 para seus assinantes, acessar essa aventura foi relativamente fácil mas o melhor mesmo foi ter curtido o trabalho, principalmente o visual Surreal, que a equipe trabalhou de forma impecável. Não atoa, na página do jogo na Steam, aparecem os prêmios de Melhor Arte para jogos independentes.
Recomendado pelo conjunto da obra mas não ignorando que cada elemento, individualmente analisado, também mostra um cuidado, carinho, atenção e dedicação da equipe em relação as suas fontes de inspiração. Vale o quanto cobram mas também indico esperarem uma promoção de 60% ou mais, vai ser melhor ainda. Podem jogar. É divertido e desafiante o bastante para te prender umas 15 horas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário