Depois de passar mais um tempo jogando Farm Together o jogo mostrou outras características interessantes e bem inesperadas.
Assim que novas construções são liberadas, com o passar dos níveis de experiência do jogador e da fazenda, algo bem desagradável também ocorre... a necessidade de novas pessoas cuidando da fazenda, devido ao tamanho dela, e a quantidade de coisas que poderão ser feitas com o tempo e dinheiro extra sobrando, começa a ficar evidente que o jogador vai sentir a falta do tempo, na pele, pra realizar todas as tarefas desse espaço que começa a ficar gigantesco e ao começar por organizar a sua nova casa só vai gastar uma boa parte desse tempo, que já se tornou menor com a expansão da fazenda.
Para quem quiser ler a outra análise, clique aqui!
Para quem curtiu The Sims e/ou joga até hoje, é algo bem bacana mesmo tem lá suas restrições e não é tão diversificado ou divertido como o jogo da Maxis. A equipe pode melhorar bastante nesse quesito.
Assim que construir sua casa nova, a mesmo será construída em 4 etapas de mais ou menos 24 horas cada a um custo de 50K de moedas por etapa. “Pera, essa casa vai custar 200K?” Sim!
E a necessidade de ter o dinheiro dos diamantes (uma das 5 moedas de troca disponíveis no jogo) será inevitável pois os móveis do seu novo espaço, interno, só são comprados com esse dinheiro. Esses cômodos que além de não serem tão proporcionais ou fidedignos a realidade casa, vista pelo lado de fora, também são restritos e com distribuição um tanto restritivo. Não valeu o custo para se ter uma casa na fazenda.
A diversidade de casas, em suas poucas mas interessantes opções, é divertida mas pecam no mesmo ponto, bonitas de se ver, por fora, péssimas para se organizar, por dentro.
E da mesma forma que fiz uma lista na análise anterior vou manter a proposta desse ponto para frente...
DICAS!!!
A maioria dos móveis só se compra com os diamantes e não são baratos quanto poderiam ser. Deixar uma opção em dinheiro, moedas, seria bacana para ter um comparativo mas o jogo não tem essa opção.
Algumas mobílias, ou itens de decoração, só serão compradas com outras moedas (as mais difíceis de se conseguir).
As atividades da vida caseira ficarão restritas a cozinhar e vão custar recursos da fazenda e dinheiro das suas reservas.
As outras moedas do jogo, fora as moedas e os diamantes, começam a ser usadas de forma exagerada.
As pepitas de ouro, usadas para fazer determinadas trocas na casa de penhores, aparecem com pouca frequência e são erradicas porém para alguns objetivos, serão cruciais. Caso não tenha, arrume jogando...
Se não prestar atenção a casa de penhores irá te deixar sem ouro pois existem muitas opções disponíveis e facilmente se tornam itens de desejo ou necessidade porém, na sua esmagadora maioria, é possível de se conseguir, cada um deles, jogando normalmente (bem típico dos jogo de FB ou de celulares onde se compra para ganhar)...
Com algumas mobílias definindo sua nova casa dos sonhos, outras casas aparecem e podem ser construídas mas se fizer mais de uma casa serão necessárias novas mobílias para gastar sua grana afim de mobiliar suas novas casas.
Os diamantes são o dinheiro necessário para se comprar novos terrenos e construir estradas pavimentadas ou de ferro.
Independente da estrada construída, todas elas aceleram a locomoção do jogador pelo terreno.
Faça os pontos de interesse (destino) com certa regularidade. Ajudam a acelerar o deslocamento interno.
Não gaste seus diamantes com itens inúteis caso contrário irá demorar pra conseguir comprar todos os terrenos adjacentes disponíveis.
Cada terreno novo tem um custo em nível e dinheiro (em diamantes) caso tenha um e não tenha o outro, o jogo irá evitar a compra até os dois estarem compatíveis com a nova compra.
Tenha muitas, mas muitas árvores que deem muitos recursos com poucas colheitas. As chances de não ficar sem dinheiro será maior.
Tenha muitos peixes e flores. Serão retorno garantido nas barracas específicas.
Faça uma tenda de conservas e outra de ovos, serão uteis para se conseguir mais diamantes.
Plante as coisas nas estações certas. Elas definem quando o jogador poderá realizar certas ações e ajudam a manter o retorno financeiro da fazenda elevado.
As missões diárias, que não são tão diárias assim, podem desaparecer a qualquer momento, por isso tenha sempre muitas opções de colheita antes que o esforço se torne inútil.
Com os itens plantados e colhidos, novas opções vão aparecendo e determinados itens, da cozinha de sua nova casa, irão ser usados para cumprir esses pequenos objetivos.
Resultado...
Ao continuar a jogar esta proposta de jogo pude perceber o quanto ele evoluiu os conceitos originais, vindos diretamente de harvest moon, com uma pitada de Farm Ville no início da rede social Facebook. Ao misturar uma construção restrita a lá The Sims e tentar também chegar perto de onde Animal Crossing se encontra não deixou de ser uma forma de aproveitar bem o que outras franquias fizeram antes...
Onde o jogo realmente inova foi na parte de pesca, plantação de flores e aproveitamento de recursos (as tais barracas específicas) as quais não esperava e foram “colocadas ali” justamente para se afastar de seus semelhantes e deixar claro que não era nenhum dos já criados e nenhuma cópia barata dessas opções de mercado. Outra vantagem é que roda bem em computadores modestos.
O veredicto continua sendo o mesmo da análise anterior... mesmo com novas opções que são liberadas nível após nível, na prática, são formas de manter o jogador dentro do jogo e não uma mudança radical do sistema nas opções disponíveis. A repetitividade das ações é evidente e que exige atenção do jogador para evitar uma falência da fazenda mesmo com os bônus diárias, quando se loga ao jogo todos os dias.
Para quem curtiu as referências vai na fé mas não fique triste caso 2 meses depois não consiga mais jogar, o mesmo é limitado. Mesmo custando seus R$ 60,00, com todos os extras e as 45 conquistas, não vai prender muito.
Até o próximo jogo...
Ass.: Thiago Sardenberg
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