segunda-feira, 7 de agosto de 2017

Pintura Digital - Parte 2 - Os artistas Brasileiros e as tablets


Para continuar com a lista de referencias da semana passada não posso deixar de agradecer a um ilustrador que conheço. Ton Matos. O cara saca pra caramba de arte. Pintura digital ele aprendeu na marra mas existe um outro ponto importante. Ele já sabia pintar manualmente.

Nos processos analógicos de pincel e tinta, nanquim e a caneta, aquarela. O cara é sinistro. Então fica o link dele e a segunda parte das referencias que ele me forneceu e esperei alguns outros para complementar.

Uma detalhe interessante foi procurar informações sobre as tablets de desenho. Nesse caso, o acessório que pode custar caro porém também é um aditivo crucial ao seu PC para trabalhar. Pintura digital, na prática, é o mesmo da pintura manual com a diferença de ter o CTRL+Z pra voltar alguns passos e camadas extras para evitar errar na imagem original.

Bom, continuando, é extremamente recomendado o uso dessas mesas de desenho para fazer artes digitais porém não é preciso o uso constante delas. Os desenhos vetoriais (inkscape, corel draw, illustrator ou affinity) funcionam melhor com mouse e nada impede de usar caneta porém ela não será tão boa pela precisão e trocas constantes de distancia (isso atrapalha).

Se você usar os programas 3D existem duas opções. Os programas tipo Maya, 3D Max ou o Blender eles trabalham ambas as possibilidades (mouse e caneta) porém controlar os pontos que formam as imagens 3D na caneta (as primitivas 3D) é um pouco complicado pois esse controle é melhor no mouse.

No caso se for usar os programas 3D de formas orgânicas tipo o Zbrush, o Sculpt do Blender, o Sculptris ou o MudBox o uso da mesa e caneta é crucial pois a forma final precisa de detalhamento e para realizar esses trabalhos a caneta é a melhor alternativa pois existe a pressão e nessa função (inexistente no mouse) é a melhor ajuda que o artista pode ter.

Lembrando a Fabricante da Mesa de desenho Wacom. Tamanho? Qualquer um. Valores? Dependendo do tamanho pode sair bem cara. Recomendo para os iniciantes comprar uma pequena ou já usada para ganhar prática e experiência. Aos mais afortunados, vai logo para uma Cintiq que é um monitor com tela de toque que serve para esses trabalhos. Esses monitores são caros e difíceis de serem encontrados no Brasil.

Caso esteja na situação intermediária compre uma do tamanho de uma folha A4 ou um pouco maior. Todas elas tem funções parecidas. Algumas delas tem botões extras na mesa enquanto outras tem pinceis diferentes e maior quantidade de pontas extras para substituir com o tempo. Por isso atenção na hora de descartar algumas coisas: NÃO JOGUE FORA A CAIXA.

Sabendo disso vamos ao que interessa. Seguem alguns links de tutoriais de como usar a mesa de desenho e depois a lista de artistas brasileiros. Ultima dica: procurei por brasileiros que tenham vídeos em português para facilitar aos interessados em usar as mesas de desenho.

Mesas de desenho: Aprenda a usar e como são elas.

Cesar Augusto esse cara mostra um unbox de uma Cintiq da Wacom com de 13 polegadas. Bem legal o vídeo e é interessante ver como é o produto.

Mayara Rodrigues - Essa moça mostra uma outra tablet de desenho. Menor e mais simples porém interessante com relação as funções dessa mesa.

William Soares - Esse cara usa o Photoshop e uma mesa de desenho para fazer os trabalhos dele. Ele demonstra algumas funções básicas do programa e quais funções usar para determinados trabalhos.

Parte 2 - Os Brasileiros

Alexandre Leoni                              Alex Coi

Andre Forni                                     Brushwork Atelier

Delcio Gomes                                  Francis de Cristo

ICONIC Network                            Ivan Querino

Mayara Rodrigues                           Palavra Nerd

Rainer Petter                                   Studio 2 Minds

Victor Estivador                              Walker Desenhos

William Soares

Nenhum comentário:

Postar um comentário