Hoje completa 1 mês que estou desempregado, mas só soube disso 16 dias depois quando achei que iriam continuar meu contrato na faculdade ao qual trabalhava. Nas duas últimas semanas a correria foi tremenda e as buscas por novas vagas também.
Depois de tentar conseguir informações relevantes, por e-mail, só 1 empresa me respondeu (obrigado a ela). E as outras? Bem, provavelmente, passaram batido por esse e-mail pois era só um pedindo de informações (irrelevantes para eles mas para mim importantes).
Até entendo os motivos para isso ocorrer. Com tantos trabalhos para realizar todos os dias, qual funcionário tem tempo para responder apenas e-mail de pedido de informações sobre "Como enviar o CV para futuras oportunidades de trabalho?" é apenas mais um na caixa de spams...
Complicado? Sem dúvida. Desestimulante? Não duvide. Revoltante? Ninguém pode reclamar! Se as pessoas reclamarem dos cargos que exercem, eles tem seus direitos para isso (mesmo que as empresas tenham inúmeros argumentos e motivos para reclamar também desses funcionários reclamões).
Infelizmente o que sinto é uma pena enorme. Não por mim, to correndo atrás e para outras oportunidades mas é uma verdade muito próxima da 'verdade absoluta' quando esse descaso ocorre. Não em uma ou algumas poucas empresas mas em uma infinidade delas. Esse é o problema. A repetição de muitos casos semelhantes que tendem a se tornar mais comuns ainda. Espero que não ocorra.
Sinto essa pena não por estar no ponto fraco dessa relação, sim estou no desemprego, porém sinto mais pena ainda é pelas pessoas que não conseguem novas oportunidades tem mais de ano ou que não conseguem receber seus salários devido as sucessivas crises (político/financeira) que nosso país está descobrindo e se alarmando (mesmo sabendo que num passado distante ou não, já soubéssemos que ocorria agora ficou escancarado e o pior é a quantia não sabida do montante que era desviado).
Lembro que já passei por isso outras vezes. O mesmo caminho foi tomado nessas épocas porém com muito menos estudos, conhecimento ou tempo de trabalho ao que tenho hoje.
Ser, em parte, da geração internet não é um problema. Graças a isso posso me virar com varias atividades e descobri como fazer pesquisas cada vez melhores e mais precisas.
Porém, esse comportamento empresarial de não responder e-mails (como dito, por diversos fatores) ocorreu anteriormente e não só comigo mas com muitos conhecidos meus também. Então decidi, parti para o "bater pernas" e o resultado? Nenhum retorno ainda. Revoltante?...
A crise está aí e com ela diversos problemas que todos temos de encarar (e sim somos responsáveis por ela pois votamos nesses governantes, de direita ou esquerda, nós é que votamos neles então somos responsáveis por isso que estamos sofrendo). Precisamos passar por mais essa mas não será fácil.
Vamos superar? Quem quer deixar de receber seus honorários? Eu quero receber os meus e estou disposto a trabalhar por isso mas existem vagas para todos? Essa é a pergunta que não existe resposta concreta. E hoje, estou com problemas? Ainda não porém não quero parar de trabalhar para criar as soluções que fazem sentido.
Essa realidade é que me deixa triste e com pena do futuro macabro que teremos. As inevitáveis reclamações irão continuar, enquanto os trabalhadores continuarão a serem mal pagos, os clientes irão continuar a fazer reclamações (com motivos de sobra) e o pior de tudo? Nada tenderá a melhorar...
Tenho fé mas alguma hora ela termina.
Espero eu não ficar sem a minha.
De volta as buscas.
Até a próxima semana.
Nenhum comentário:
Postar um comentário