Começo meu texto com uma frase emblemática “Um liderança não se conquista, ela se cria e quando vem de casa, é melhor ainda...”
Satoru Iwata, ultimo presidente da Nintendo, morreu no ultimo dia 11/07/2015. Nascido em 07/12/1959 estudou programação e trabalhou na empresa Hal Laboratory, uma coligada da Nintendo durante muitos anos. Excelente programador, deu vida a diversos títulos e talvez, o mais famoso dele, seja o Ballon Fight. Pode não ser o mais vendido, mas foi um grandioso trabalho. Para a época da criação então, mais ainda.
Sucedeu Hiroshi Yamauchi, neto do fundador original da Nintendo em 1889. Em 2002 assumiu o cargo da presidência e desde então, nunca mais foi substituído. Acumulou diversas lideranças, além de também ser o Diretor Executivo da sede japonesa e Diretor da Nintendo of America. Mas, infelizmente, a vida também é uma caixinha de surpresas e a surpresa de seu falecimento foi um soco no estômago muito pior do que o esperado.
Assim que a Nintendo anunciou seu falecimento, as comunidades da internet se moveram. Fãs, consumidores e rivais se mostraram respeitosos com o líder da empresa.
Homenagens pelo mundo inteiro foram surgindo de tempos em tempos. Desde espasmos de lamento até surpresa da maioria (como eu), foi um baita susto nos olhos de todos.
Hoje, amanhecemos, mais uma vez, mais tristes de novo. As perdas de Leonard Nimoy (Spock), e Bolanhos (Chaves do 8) já não foram tão bem aceitas em seus respectivos dias e agora o Iwata Sam? Serão perdas enormes para seus incontáveis fãs de suas respectivas obras. Infelizmente o mundo perdeu mais um de seus ícones da cultura pop e talvez o mais importante do início século do XXI.
Visionário como poucos, tem tanta importância para a indústria como Jobs foi em sua empresa de revoluções tecnologias itinerantes. Desbravadores de conhecimento acima do esperado, tinham em suas mentes formas de trabalhar e pensar diferente dos demais. Eram muito mais designers com uma boa dose de “gênios em meio aos leigos” do que apenas mais um bom funcionário entre tantos funcionários de uma ou outra empresa que existe pelo mundo.
São figuras que fizeram nosso mundo mais tecnológico e divertido. São mentes que nunca poderão ser substituídas mas que deixaram um legado de extrema importância para os outros que gostariam de ter 0,5% de suas capacidades criativas. Serão, por muitos anos, os inventores dessa geração tão tecnológica que somos hoje.
Talvez não tenhamos chorado tanto quanto outras perdas nos últimos anos e espero que o Senhor Miyamoto não se vá tão cedo como Iwata Sam se foi nessa última semana.
Fica abaixo as frases que o IGN.com separou dele e que o IGN Brasil traduziu...
Essas frases representam tudo o que a filosofia e a forma de criar jogos estipulada pela Nintendo tem de importância para os seus consumidores e jogadores mais assíduos...
"Para jogadores mais novos, os clássicos são novidades. Para jogadores experientes, eles resgatam memórias boas e fazem nos sentir bem"
"Durante a história do desenvolvimento de jogos, os mecanismos de controle se tornaram cada vez mais complexos e sofisticados, ...Talvez aqueles que desistiram de jogar ou nunca jogaram apenas olharam para um controle e acharam aquilo muito complicado e difícil de usar antes mesmo de tocá-lo."
"Se continuarmos no mesmo caminho que seguimos no passado, as pessoas podem acabar se cansando de jogar videogame."
"Nós nos consideramos, acima de tudo, uma empresa de games. Acredito que outras empresas que desenvolvem consoles se classificam primariamente como empresas de tecnologia."
"Nós não fugimos de riscos. Nós vamos em direção deles. Nós estamos nos arriscando na tentativa de superar os limites dessa indústria para alcançar novos e velhos jogadores."
“Acima de tudo, jogos devem ser feitos com uma função em mente: serem divertidos para todo mundo.”
“No meu cartão de visitas, eu sou presidente de uma empresa. Na minha mente, eu sou um desenvolvedor de jogos. Em meu coração eu sou gamer.”
"É claro que é importante criar novas possibilidades a partir de uma ideia atual. Mas também é muito importante criar ideias totalmente novas para o que um game pode ser."
"'Isso é muito divertido!' pode rapidamente se tornar: 'Bem, isso é muito divertido, mas...’”
"Eu nunca tive vergonha da Nintendo ser adorada pelas crianças. Eu tenho orgulho disso. Crianças julgam produtos baseado em seus instintos. Todo mundo quer conquistar as pessoas pelos seus instintos, mas isso não é nada fácil."
"No nosso trabalho, é comum pessoas com ideias novas e brilhantes não conseguirem sequer uma chance. Acredito que se Tetris fosse apresentado hoje, o criador da ideia iria ouvir algo como "quero ver mais fazes, quero ver gráficos melhores e quero cutscenes e você provavelmente vai precisar atrelar esse jogo a alguma franquia do cinema para o público gostar da ideia."
Até a próxima homenagem...
ASS.: Thiago Sardenberg
Nenhum comentário:
Postar um comentário