sábado, 26 de julho de 2014

Nostalgia - A arte de vender porcaria baseado nas glórias do passado

O texto não é meu mas sem duvida alguma é uma ótima forma de mostrar como nós, meros consumidores, estamos sendo tratados como "monetização" por parte do marketing das empresas e da força que as marcas tem hoje em dia. Produtos de qualidade existem, basta procurar e o texto abaixo é um bom relato do que temos sofrido como "os consumidores" da vez.


"Ao olhar para a imagem deste personagem muitos se lembrarão de várias tardes na companhia de Sonic, no auge de sua carreira no Mega Drive. O personagem entrou em decadência após a era 16 bits e não estrelou um jogo decente desde então, mas sempre que um novo jogo Sonic é anunciado as pessoas se empolgam, mas por que?

"Nostalgia é um termo que descreve uma sensação de saudade idealizada, e às vezes irreal, por momentos vividos no passado associada com um desejo sentimental de regresso impulsionado por lembranças de momentos felizes e antigas relações sociais."

As pessoas querem reviver aqueles momentos de glória passados com jogos de qualidade, filmes, quadrinhos, musicas, etc. O nome daquele personagem ou marca é muito forte em sua lembrança e a sua presença é o suficiente para impulsionar uma compra. Em um mundo onde há produtos e serviços jorrando para todo o lado é difícil escolher onde investir tempo e dinheiro e a nostalgia supre essa dificuldade, fazendo-o escolher nostálgico, afinal, você já sabe o que vai encontrar lá, certo?

Errado... Infelizmente a indústria, mais preocupada em capitalizar do que agradar sabe que você é vulnerável a nostalgia. É por isso que existem tantos Sonics, Mortal Kombats, Mega Mans e diversos outros títulos, sendo que o ultimo título decente foi no inicio do anos 90. As pessoas compram porcaria e a defendem com paixão, como se ela fosse tão boa quanto foi no passado. Hoje em dia as pessoas tratam um jogo Metal Gear que pode ser zerado em poucos minutos como a joia rara que o agradou em 1998. O jogo de hoje é claramente uma jogada de marketing, mas seu amor nostálgico a marca fecha seus olhos. A sensação do passado lhe deixa mais vulnerável a porcariada no presente. Algo que você não admitiria no seu primeiro contato com a marca ou um produto desconhecido você releva em uma nova experiência, pois se baseia mais em nostalgia que na razão. Ou você realmente aceitaria um Metal Gear zerado em minutos em 1998?

Embora vez ou outra um desses títulos se renove e vire um bom jogo, como aconteceu com Mortal Kombat recentemente, quantas porcarias você comprou nessa esperança? E talvez não só investiram na franquia pois eles precisavam de um nome forte? Afinal, você compraria um jogo de luta bom só que desconhecido?

A nostalgia infectou o mercado de uma forma tão grande que as pessoas passaram a viver no passado. Isso é especialmente ruim para você e para o mercado. Para você que está sendo alimentado com cada vez mais porcaria, e para o mercado, cheio de pessoas com ideias novas e preocupadas em qualidade, mas não conseguem o lugar ao sol por falta de oportunidade do consumidor.

A nostalgia é bacana, guardando em nossa memória momentos felizes, mas para termos mais memórias felizes é melhor deixar certas coisas em seu passado de glória e aproveitar as novidades do presente. Glórias até então desconhecidas, mas que serão lembradas nostálgicamentes no futuro. E isso porque você preferiu seguir em frente de olhos abertos.

Não tenha medo do desconhecido. Ele pode surpreender você. Como naquele passado distante em que você manteve a mente aberta e conheceu um novo jogo com um estranho ouriço azul."

Autoria: André Luiz Silva Negrão
Game Designer de Jogos Analógicos


Esse espaço é dedicado ao ato de saber ser critico e não apenas de ser um critico. Critica é sempre bem vinda. Precisamos delas para evoluir nossa forma de agir, pensar e compreender o mundo.

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