terça-feira, 6 de maio de 2014

Futuro dos jogos.

Poucos anos atras mandei um simples conjunto de perguntas para a empresa brasileira Tec Toy de: Como fazer jogos para o então, inesperado e pouco interessante (porém bem vindo console) Zeebo, que chegava ao mercado? Nunca tive essas respostas. E não fui o único porque conheço outras pessoas que fizeram o mesmo e também não receberam essas respostas (infelizmente).

Nessa semana (e ela ainda nem acabou) vem o anuncio de um novo "console" da Amazon (que não é visto como concorrente para os atuais consoles) FireTV. Sem falar na notícia de que a Sony já tem mais 1000 desenvolvedores Indies trabalhando para os consoles da família PS. Isso sem esquecer do XNA para os consoles da dona MS e o suporte para WiiU da Unity recentemente anunciado enquanto os iPhones da vida (e concorrentes) vem crescendo em participação de mercado.

Com uma série de outras propostas como o OUYA e semelhantes as "oportunidades" aparecem e são muitas, mesmo que com certa dose de riscos volto ao tema "Criação de Jogos" com outras observações: - 1ª para que jogos novos se as copias descaradas fazem mais sucesso? - 2ª pra que inovação se o plagio é mais fácil e rápido de ser feito quando o retorno também é garantido? - 3ª pra que fazer de graça se posso colocar microtransações (o que descaracteriza jogo como conteúdo e o torna caça níquel)? - 4ª (e isso eu vi em outras propostas bem feitas) porque não reconstruir e criar uma base sólida em uma série de experiência para os jogadores no estilo Little Big Planet onde não existe um jogo e sim um gerenciador de conteúdo?

Vejo que da mesma forma como: Spore, Little Big Planet, The Sims, entre outras franquias, conseguiram expandir o mercado, essa "ideia" de proposta livre cabe muito bem ao mercado pois o jogador é quem tem o poder de criar coisas novas.

Por não serem fechados e reclusos num único conjunto de problemas para serem resolvidos essas franquias mostraram que os jogos podem crescer para várias propostas distintas e tão criativas quanto apenas resolver problemas para continuar seguindo.

Gostar dos jogos fechados como os de Plataforma da década de 1990 e dos de Adventure tipo Uncharted é um detalhe mas ainda falta alguma coisa mais abrangente que faça o mercado ter uma real expansão em relação ao que existe não apenas fazer cópias de cópias.


OBS: postagem inicial feita em 04-04-2014

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