quinta-feira, 13 de julho de 2017

Softwares livres: Outras alternativas

Fontes de referência e o valor da pesquisa

Todas as fontes estão disponíveis pela internet e é preciso um bom tempo para achar todas elas. Em contra partida quando se acha, fica mais fácil voltar a elas depois.

SOFTWARES:

Os programas apresentados abaixo não foram relacionados na postagem anterior. São alternativas as ferramentas pagas e podem ser baixados a qualquer momento no seu computador. Geralmente possuem licença para se usar nos 3 sistemas (Linux, Windows e Mac OS) porém alguns podem não ter ainda uma versão estável ou bem desenvolvida para alguma dessas plataformas. Confira.


Celtx é um programa de computador multi-plataforma livre, de pré-produção seja de um filme, peça teatral ou animação. É um processador de textos especialmente para roteiros e hoje em dia é um software livre.


Roteiro, Roteiro teatral, Texto, Storyboard, Ator, figurino etc. Locação, Objetos de cena, Figurino, Calendário, Arquivo, Detalhes de cena, roteiros, Personagem.


Audacity é um software livre de edição digital de áudio disponível principalmente nas plataformas: Windows, Linux e Mac e ainda em outros Sistemas Operacionais. O código fonte do Audacity está sob a licença GNU General Public License. O Audacity é popular entre os podcasters pelos seus recursos de edição, grande disponibilidade de plataformas, suporte e licença aberta que permite ao programa ser gratuito.


Importação e exportação em vários formatos, Gravação e reprodução de sons, Edição simplificada, Mixagem em múltiplas faixas, Efeitos digitais de som e plug-ins de efeitos, Edição de amplitude sonora em formato envelope, Remoção de ruídos, Suporte para multicanal, habilidade de alterar a velocidade do som, sem alterar sua altura, para sincronização perfeita com vídeo (em dublagens), Nivelador, Remoção de estalidos, Inverter áudio, Compressor, Equalizador, Taxa de projeto de até 384000 Hz


Kdenlive Kdenlive (KDE Non-Linear Video Editor) é um editor de vídeo open-source baseado no framework MLT e KDE. Suas versões estão disponíveis para Linux, FreeBSD e Mac OS X sob os termos da GNU General Public License versão 2 ou posterior (em fase de testes para Windows).

Kdenlive faz uso de efeitos do MLT, Frei0r, e bibliotecas SoX e LADSPA. Suporta todos os formatos suportados pelo FFmpeg ou libav (QuickTime, AVI, WMV, MPEG e Flash Video), e também suporta formatos de imagem 4:3 e 16:9 para PAL, NTSC e vários padrões HD, incluindo HDV e AVCHD. O vídeo também pode ser exportado para aparelhos DV ou gravado em DVD com capítulos e um menu simples.


Tem edição multi-track com uma timeline, suporta um número ilimitado de trilhas (vídeo / áudio), ferramentas para criar, mover, cortar e deletar trechos, tem teclas de atalho e layout de interface configuráveis, Um número enorme de efeitos e transições, nos áudio incluem normalização, phase e pitch shifting, limiting, ajuste de volume, filtros de reverberação e equalização, bem como outros, nos efeitos de vídeo incluem opções de mask, blue-screen, distorções, rotações, ferramenta de cores, blurring, obscuring e outros, capacidade de adicionar efeitos customizados e transições, renderização é feita usando um processo separado 'non-blocking', podendo, portanto, ser pausado, parado e reiniciado.



O My Paint é uma das muitas alternativas que existem para se desprender do Adobe Photoshop. Com uma mistura entre desenho tradicional, em uma interface leve e limpa ajuda o profissional a se manter focado na parte principal de sua atividade, a área de trabalho.


MyPaint é um editor e rasterizador de imagens em principio de BMP (Bit Map Point) para ilustrações digitais e é baseado em código aberto, tendo o lançamento a versão 2 da GNU General Public License. É semelhante ao CorelDraw (vetor) e Krita (BMP) para se trabalhar. Foi um dos programas usados no processo de criação da animação Sintel, junto do GIMP, Alchemy e o próprio Blender 3D.


O DragonBones meio que descobri por mero acaso e já tem algumas versões bem adiantado. Não tem para Linux porém é open source e funciona em Windows e Mac OS. Substitui um pouco o trabalho do ToonBoon que é pago. Trabalha com ossos e hierarquias de movimentos em cinemática inversa (o nome entrega tal característica) e pode ser baixado no site oficial.


A interface lembra uma mistura de todos os programas de animação e edição de vídeo que existem porém também apresenta semelhanças com o Maya da Autodesk. É bom ficar de olho. Tem potencial.


Eventos:


O GNUGRAF é um evento anual de computação gráfica com software livre que acontece no Brasil. O evento tem como objetivo expandir o conhecimento sobre software de uso livre para as áreas de Áudio, Animação, Vídeo, Produção gráfica, Design de jogos eletrônicos e Design para a Web.

A estrutura atual do evento conta com 16 palestras e 12 minicursos ministrados em 2 dias com entrada gratuita para o público.

A wikipedia do evento está desatualizada precisando de revisão.

Poucas vezes o formato do evento mudou tendo reduzido o numero de palestrantes, desde então os coordenadores do evento tentam evitar que esse forma seja alterado.

As edições mais recentes foram:
Edição 2013 ocorreu no CEFET Maracanã.
Edições 2014 e 2015 não foram muito específicas nos dados.
Edição 2016 ocorreu na UNIRIO Campus Urca, RJ, 03/09/2016
Edição 2017 ocorreu na PUC Rio, entre os dias 21 e 22 de abril

Se a frequência do evento continuar a ocorrer na forma como acontece, possivelmente em 2018 haverá outro bem perto da metade do ano, em data e local para serem revelados na época de divulgação. Fiquem atentos.

OBS: A grande caraterística da filosofia do Software Lire é: O conhecimento é o fator que tem maior valor não o software. Por isso a comunidade que o apoia está crescendo ano após ano.

Jundo a essa comunidade a filosofia do GNUGRAF é dar a oportunidade aos profissionais dessas áreas para demostrarem seus trabalhos, interagir com o público e trocar experiências com outros profissionais.


Livro de referência:

Essas foram as informações que encontrei pela internet por que estavam distribuídas e bem fragmentadas. Graças ao contatos que fiz durante os últimos anos, ter achado e lido o livro "Animações com Softwares Livres" essas e outras informações ajudaram a construir essa postagem.

O livro pode ser lido em 2 dias (se houver a devida atenção) e na prática ele mais ajuda a conhecer e saber que os programas que existem do que ensinar os mesmos a usá-los. Essa lista na prática vem para auxiliar o trabalho desse livro.



Softwares do link anterior:

Libre Office software / Libre Office como usar e treinamentos em PDF Link 1 / Link 2
Blender 3D software e Blender Arty Magazine
Gimp software e Gimp Magazine
InkScape software e InkScape (magazine?) e InkScape Tutorials
Opentoonz software e Opentoonz Tutorial
Scribus software e Scribus How To e Scribus Begginers

Bom até aqui esse deveria ser a última postagem para os programas open source ter algum destaque entretanto ainda irei publicar um outro conteúdo que pode ajudar a entender e conhecer melhor esses programas. Fique esperto e até a próxima postagem.

Ass.: Thiago Sardenberg

3 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Grande Thiago. Adorei um post, mas sí faço um adendo, sobre o My Paint. Ele não é um programa de manipulação de imagens, como o PS, GIMP e Krita. Ele é para desenho ou, como falo nas minhas aulas, "uma grande caixa de desenhos elétrica". Não tem como editar uma foto nele (cores, contrastes, recortes etc) e até mesmo o desenho que estiver realizando se for editar algo terá que exportar para outro software, xará.

    E valeu pelo Celtx. Não conhecia

    No mais, parabéns!

    ResponderExcluir
  3. Para quem quiser ver a postagem anterior veja esse link:
    http://sarden-design.blogspot.com.br/2017/07/producao-grafica-com-software-livre.html

    Para que quiser ver a postagem posterior veja esse outro link:
    http://sarden-design.blogspot.com.br/2017/07/softwares-livres-motivacoes-para-quem.html

    ResponderExcluir