Depois de muito pesquisar e procurar informações vou dar uma filtrada nelas para facilitar a leitura num 1° momento. Os programas e informações individuais foram catadas a mão e estão listadas após a lista dos programas. Cada pessoa encontrada foi um bom achado e contém muitas informações em seus currículos, sites, blogs e eventos correlacionados.
É bom indicar também que não foi uma tarefa simples arrumar essas informações e por isso ela vai chegar separada (para facilitar a leitura). Ambas as partes não são impeditivas de serem lidas cada uma no seu tempo e em qualquer ordem então fique a vontade e curta o conteúdo. Senta aí e boa leitura.
Programas para Produção Gráfica
Krita - Ferramenta que substitui em parte o Adobe Photoshop, o Corel PhotoPaint ou o Fireworks. É focado na produção de arte 2D, arte final e colorização de desenhos. Pode ser usado tranquilamente bem com uma mesa de desenho e exporta nos formados mais conhecidos inclusive os programas pagos. Muito bom para quem está começando.
Gimp - Outra ferramenta complementar ao Photoshop ou Corel PhotoPaint. Serve quase exclusivamente para a manipulação de imagens (tratamento em geral ou pequenos ajustes de cores, tonalidades, realces e composição). Também exporta em diversos formatos dos programas pagos e lê os arquivos originais sem dificuldade. A parte ruim é que demora para abrir pois o programa lê e reconhece todos os arquivos de arte do Photoshop instalados no seu PC.
Inkscape - Substitui de forma bem satisfatória o Illustrator ou o Corel Draw. Tem uma interface que consegue misturar, de forma equilibrada, o que ambas tem e se propõe porém é mais travado que as duas originais. É preciso paciência para aprender a usar direito. Das poucas vantagens que vi foi: o arquivo base dele é "lido" por qualquer um dos navegadores existentes no mercado, e para se criar curvas é muito mais fácil e rápido que as ferramentas pagas. A desvantagem mais evidente foi no exportar pois não suporta cores CMYK ou JPEG (inclusive o de cores em RGB nesses JPEGs).
Scribus - Um programa diferente, dos que existem e são conhecidos no mercado, de editoração gráfica. Seus concorrentes mais famosos são o Adobe In Design e o Page Maker. Seu foco é destinado a produção de revistas, jornais ou livros (como os seus concorrentes). Sua interface é bem travada e tem muitos conteúdos básicos escondidos pelo menu principal (poderia estar disponível já na interface). Com o passar dos anos pode e tem grandes chances de melhorar. Pode ser usado para se criar documentos simplificados e é interessante ressaltar: ajuda a entender conceitos de produção Gráfica importantes para a indústria das gráficas e de impressões.
Blender 3D - Uma das alternativas de programa 3D disponível no mercado e com uma comunidade forte e dedicada. É usado na industria da TV, do Cinema e dos jogos pois sua versatilidade é evidenciada o tempo todo. Apesar de ser um pouco complexo o seu uso, e seu sistema de atalhos e menus ser um susto aos usuários de primeira viagem, é um programa robusto e que ocupa pouco espaço nos PCs. Se dedicar a ele é uma ótima forma de aprender um pouco de 3D e como certos conceitos de geometria, geometria espacial e física podem ser explicados com o seu uso.
Programas de produção e execução de Animações
OpenToonZ - É um programa de animação focado no fluxo da animação. Pode fazer stop motion (como o ToonBoom) mas não é o foco. Substitui em parte o Adobe Flash. Tem as linhas de tempo que são peça fundamental para a realização de qualquer tipo de animação. Tem uma interface parecida (mas não igual) com a do Photoshop e lembra de longe o modo de trabalho do ToonBoom (em suas hierarquias em blocos).
Pencil 2D - tem uma interface leve e direta ao ponto. Funciona com Stopmotion e tem as opções de interpolação já conhecidas de outras ferramentas.
Synfig Studio - É uma ferramenta focada em animação StopMotion. Com uma interface misturada entre Gimp e Inkscape tem suas ferramentas definidas em espaço pré determinados. Sistema de camadas e organização simplificada garante um aprendizado rápido.
Tupi 2D Magic (Mãe floresta) - Sim, esse tem cara de ser bem brasileiro, mas a interface está em inglês para ser mais acessível para ao público mundial. No site oficial tem informações em português. A ferramenta é bacana e pouca coisa tem disponível na internet. É preciso verificar a evolução dela com o passar do tempo.
A lista de programas é essa e a grande maioria deles está em português do Brasil. Todos eles são compatíveis com as 3 plataformas Windows (32 e 64 bits), Mac OS X e Linux e podem ser baixados e instalados a qualquer momento. A parte ruim é que nem todos estão tão bem otimizados para serem usados ao máximo em contra partida, os programas pagos, também sofrem com essas situações de parar inesperadamente ou corromper seus respectivos arquivos.
Para quem conhece alguma alternativa diferente das listadas existe mais um que tem uma grande chance de ser bem conhecido (mesmo que não tenha uma versatilidade tão grande assim) e é um complemento bem vindo ao trabalho de divulgação.
Libre Office - Substitui o MS Office. Além de servir para o que o nome já indica, ele tem outras ferramentas internas interessantes que complementam o pacote. Vantagem por exportar os arquivos em diversos formatos específicos e também reconhecidos ou lidos pelos programas pagos.
Para quem conhece alguma alternativa diferente das listadas existe mais um que tem uma grande chance de ser bem conhecido (mesmo que não tenha uma versatilidade tão grande assim) e é um complemento bem vindo ao trabalho de divulgação.
Libre Office - Substitui o MS Office. Além de servir para o que o nome já indica, ele tem outras ferramentas internas interessantes que complementam o pacote. Vantagem por exportar os arquivos em diversos formatos específicos e também reconhecidos ou lidos pelos programas pagos.
Semana que vem estarei de volta com outras informações de outras pessoas, programas e fontes de referências importantes para se manter sempre de olho e no radar das pesquisas. Até lá.
Ass.: Thiago Sardenberg
Ass.: Thiago Sardenberg
Para quem quiser ver a continuidade dessa postagem veja esses 2 links
ResponderExcluir1° -> https://sarden-design.blogspot.com.br/2017/07/softwares-livres-outras-alternativas.html?showComment=1500598002739#c8089358909497831744
2° -> http://sarden-design.blogspot.com.br/2017/07/softwares-livres-motivacoes-para-quem.html