Um profissional de design com uma quantidade absurda de ideias e sem tempo para poder coloca-las no papel, vai no blog.
domingo, 5 de março de 2017
Mobile -> O cavaleiro que não para nunca
Bem no finalzinho de 2016 parei um dia e fiquei ouvindo os podcasts que estavam acumulados e num deles um dos apresentadores falou sobre um jogo chamado NonStopHero. O jogo, pouco depois do lançamento mudou de novo e continuou ativo e com essa nova "nomenclatura" foi descoberto.
1 - Premissa básica
A proposta é simples: o jogador é um cavaleiro que nunca para. Bate pra caramba nos inimigos dos calabouços e a cada 3 níveis tem um chefe para enfrentar. Se não vencer, volta a bater nos inimigos, ganha mais dinheiro e pode evoluir suas armas e armaduras. A cada chefe derrubado um baú é dado ao jogador com itens melhores que o anterior e pode ser equipados posteriormente. O anterior? Vende-se para ganhar mais dinheiro e continuar a bater nos oponentes.
Ao vencer novas fases e passar de nível, ganha-se novas habilidades para, bater em mais inimigos afim de vencer novos chefes, até que, em um determinado andar, o tal chefe mega forte te derruba de novo e te obriga a parar de jogar por algumas horas. O jogador pode até parar de jogar mas o jogo nunca para. O nome dele indica isso.
E depois de tanto tempo parado, o app do jogo indica, sem que o jogador peça, que tanto de dinheiro foi acumulado e o que você fará? Volta a jogar? Espera mais um tempo? Liga o app evolui os itens e desliga de novo? Ou desinstala o app porque não para de derrubar a bateria do seu celular?
2 - Mecânicas
Por ter sido feito para dispositivos móveis o personagem anda sozinho e o esforço do jogador se resume em apenas apertar determinados espaços na tela para usar habilidades especiais do personagem contra inimigos ou colocar o dinheiro adquirido para evoluir os equipamentos e armas para continuar a bater nos oponentes de forma automática. Alguma hora vai ser inevitável ou enfrentar chefes fortes (que dão muito dinheiro e acaba rapidamente na progressão das armas) ou deixa o jogo rodando até acumular uma boa quantidade de novas moedas para voltar a derrubar chefes no meio do caminho.
Por ser infinito, a cada nível o jogador é obrigado a vencer 20 oponentes e ao final passa da fase ou libera acesso ao chefe (sem impedir de continuar a bater nos inimigos). Se der certo acumular dinheiro dá resultado. Evoluir as armas ajuda a derrubar os chefes mais fortes.
Porém o jogo é baseado Hack'n'slash que resulta em bater muito, ganhar alguma coisa (no caso dinheiro), evoluir os equipamentos e continuar em frente e que difere do Beat em Up que só consiste em descer o dedo nos botões dos controles e partir pra pancadaria sem pensar muito (lembra muito God of War que segue a mesma tendencia).
3 - Objetivos
Chegar o mais longe possível com muito ou poucas evoluções é o objetivo puro e simples do jogo. Se possível evolua muito antes do próximo chefe ou será uma derrota lamentável. Em alguns casos nem clones, arma forte, defesa boa e ataques especiais resolve o caso quase fazendo o jogador comprar itens pagos para progredir sorte que o jogo não para. Desligue um pouco, vá dormir, e no dia seguinte ta lá a grana que precisa pra evoluir os itens e continuar bater no chefe que te derrubou 2 segundos antes do seu especial voltar a ficar ativo.
Após algumas horas fazendo isso, cansa e começa a bateria esquentar as mãos e é melhor desligar um pouco o celular. Não custa nada parar pra beber uma água ou sair pra ver os amigos ou ler um livro. O jogo agradece e suas mãos também.
De tempos em tempos o jogo também libera muitos bonus e um deles é a evolução. O que ela consiste? Simples, recomeçar do zero para ganhar mais nível e chegar mais longe porque o desafio é o mesmo. Só não se perde o que se conseguiu mas depois é inevitável, as fases se repetem, o jogo não muda muito e fica cansativo se manter jogando.
Existem pets e conquistas desbloqueáveis com o decorrer da aventura. Realmente os pets ajudam em momentos de muitos inimigos juntos mas nada que um pouco de paciência não o faça também.
4 - Áudio
O jogo tem áudio mas geralmente jogo no celular sem fones e com o áudio desligado. Hábito de não querer incomodar as pessoas nos meios de transportes com sons irritantes ou usar um fone de ouvido ruim onde todos escutam o que você não consegue direito. Melhor desligar mesmo antes de se irritar e irritar outras pessoas com isso...
5 - Veredicto
Recomendado pois foi um dos poucos jogos de celular que conseguiu me prender por 10 dias. Acredita nisso? 10 dias seguidos jogando esse joguinho? Nenhum FPS desde o inicio do PS2 conseguiu me manter preso no jogo mais de 2 horas sem causar um enjoo tremendo...
Verdade seja dita. Esse também é um dos poucos exemplos que não extrapola muitos os limites de tempo ou crédito e impõe restrições ao jogador logo de cara para arrancar dele qualquer trocado para continuar a jogar.
Na pratica só gasta alguma coisa quem quiser pois o jogo é cheio de bonus opcionais e quando tem vídeos para ver são curtos e as moedas fazem diferença no final para evoluir mais rapidamente seus equipamentos.
Dá uma testada na proposta, é simples e divertida e os gráficos não fazem feio.
Até a próxima análise
Ass.: Thiago Sardenberg
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