terça-feira, 21 de março de 2017

Game Jams parte 2: Sobrevivendo aos game jams...


Isso é algo curioso. Existem muitos eventos, em diversos locais, inclusive no Brasil, porém ainda falta um pouco mais de organização para melhorar, expandir e premiar melhor os participantes desses eventos aqui no Brasil. Nada impede dos Brasileiros interessados e ou curiosos de plantão de participar de outros então vamos as dicas para participar deles...

As 10 Dicas Gerais para fazer parte de um game jam (e não sair frustrado ou como zumbi)...

1° - Defina um foco. Não importa qual seja ele. Se gostar de arte, aprenda muito e seja diversificado (ferramentas pagas podem gerar problemas por isso recomendo as gratuitas). Se tiver dificuldade em saber quais e quantas possibilidades existem leia:

1.1° Para substituir o Photoshop (famoso programa pago) use Gimp e/ou krita. Ambos gratuitos e com bons materiais pela rede. Gimp magazine pode ser um bom início.

1.2° Para substituir o Illustrator e/ou Corel Draw (famosos programas pagos) use o InkScape. Além de ser leve é uma mistura interessante em sua interface pois faz uso dos conceitos dos programas citados. A comunidade é grande e existem bons materiais disponíveis na rede.

1.3° Para substituir os programas 3D pagos bem mais famosos, use o Blender. Além de ser leve tem uma comunidade bem ativa e disposta a ajudar. Blende Magazine é um bom começo para aprender 3D. Além de que, todos os outros programas 3D vão usar os mesmo princípios, só muda a interface de cada um e principalmente, os atalhos. Blender usa muito atalho.

2° Se gostar de programação, mostre os projetos. Alguns não serão bons e aqueles que você gostar mais pode mostrar melhor sua capacidade de criar coisas e solucionar problemas. Já será um bom princípio definir sua ferramenta base de programação. Game Maker e RPG Maker são ferramentas famosas porém bem limitadas. Já a UDK é a mais usada internacionalmente e a Unity é muito explorada no Brasil. UDK e Unity são gratuitas e tem uma comunidade bem ativa. O suporte das empresas é grande porém imediato para quem paga por elas. Vale o esforço em aprender ao menos Unity para não chegar no evento como gaiato.

3° Se gostar de música, tenha diversidade. O Sound Cloud é um site bom para pesquisar músicos com bons trabalhos ou materiais de referência e acima de tudo, saiba ao menos dois instrumentos diferentes (percussão e cordas, percussão e sopro, ou sopro e cordas). Só nisso já terá uma quantidade bem grande trabalho para fazer num game jam (costuma-se ter poucos músicos nesses eventos). Outra dica é saber sintetizar áudios e edita-los. A maioria dos sons dos jogos não são músicas. Free Sounds, freeSFX, SoundBible são alternativas.

4° Tenha uma boa alimentação. É complicado ser produtor de jogos sem saber se alimentar direito. Durante o ano faça uma dieta com muitas vitaminas para manter o corpo inteiro e regulado. Não se esqueça de beber muita água e sucos naturais. Energéticos, em pouca quantidade, só durante o evento. E não coma porcaria todos os dias. Suas forças vão acabar antes que você possa se alimentar direito de novo. Ao menos um bom almoço nos dias de evento já vai ajudar a ter forças para suportar as longas horas de trabalho mas não evita a necessidade de café da manhã, lanche da tarde e uma refeição de noite e tenha visitas regulares ao médico da sua família para não ficar com sequelas quase permanentes.

5° Aprenda a dormir. Saber como funciona seu ciclo de sono ajuda a ter uma noção maior de qual período do dia o seu rendimento será melhor para os trabalhos criativos e maior para os trabalhos mais repetitivos. Sabendo isso, um ciclo de sono como intervalo é bom para recuperar forças e aliviar o cérebro das tensões e prazos do evento. É muito curto mas saber isso ajuda a fazer do trabalho intenso menos estressante.

6° Faça alguma atividade física regularmente durante o ano e no game jam muito alongamento pois a quantidade de horas sentado vai ser elevada e saber se manter alongado é muito bem vindo. Quando não estiver tão produtivo faça uma caminhada leve, vão ao banheiro, beba uma agua, converse com outras pessoas. Pare cerca de 10 minutos a cada hora trabalhada. Pode parecer perda de tempo? Sem duvida mas médicos e fisioterapeutas costumam recomendar isso com certa regularidade para os profissionais que ficam muito tempo parados na cadeira.

7° Não tenha medo em pedir ajuda a outras pessoas em outros grupos. Existem tantas pessoas novas nesses eventos quanto mais velhos e experientes já com alguns cabelos brancos. A dúvida que acontece em você pode estar ou já ter passado em outras pessoas e saber se comunicar é fundamental para sair de problemas imprevistos que costumam ocorrer.

8° Tenha um canal rápido de comunicação com o grupo. Redes sociais é mais recomendado para isso pois escrever no celular é uma perda de tempo. Documentar o projeto e definir tarefas e funções é um bom começo pois ajuda a centralizar o foco das pessoas numa única pagina principal. Trelo também é usado para organizar as tarefas dos times. Após a definição do tema e do grupo se conhecer melhor o trabalho costuma passar pela “chuva de ideias” ou “brainstorme” e é nessa hora que escrever e ser sucinto pode salvar o grupo de ideias megalomaníacas para apenas 48 horas de evento.

9° Saibam definir se vale o esforço ou não de chegar ao final do evento. Tem vezes que a ideia é boa e que é preciso mais tempo para desenvolve-la então sair do evento antes pode ser uma solução para chegar a um final melhor porém quando a ideia não está boa e o grupo não está sintonizado, tentar executar assim mesmo é problema e gera dor de cabeça. Não o faça. Saiba medir esses compromissos. Dar o braço a torcer é uma virtude dos grupos e salva amizades.

10° Tomem banho. Ninguém sobrevive 48 horas sem uma boa ducha de água fria. Sem frescura. Na boa. Já participei de eventos e não é nada agradável ficar sem banho ou sentir o cheiro de quem está sem banho. É comum isso ocorrer e por já conhecer a realidade do processo vai ser bem corriqueiro essas situações desagradáveis. Por isso volto a repetir, tomem banho! Nem que seja apenas uma ducha rápida para s e lavar apenas as dobrinhas mais fechadas, só nisso já vai ser muito bom além de ajudar a relaxar.

11° BONUS! Dica de ouro! – Sério! Sem uma liderança para colocar ordem na casa nada sairá do lugar. Um líder pode ser um amigo com uma cabeça mais organizada ou uma pessoa mais velha com foco nos gargalos e problemas do trabalho. Ajuda o grupo a se manter no prazo e a não meter os pés pelas mãos. Vai gerar brigas horrendas mas no final existem benefícios que só o grupo poderá tirar disso e é sempre no final do evento por isso definam uma liderança!

Até o próximo texto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário