terça-feira, 31 de março de 2015

O fim de outro legado. Adeus Chefe Final.


Por variados anos pesquisei o conteúdo de games em revistas especializadas de muitas épocas. Algumas poucas coisas passavam nos jornais impressos mas de tempos em tempos surgia uma matéria ou outra que falava, superficialmente, de algum fator ou detalhe.

Em 1995 existiam variadas revistas e as mais famosas eram a Video Game (já falida) Super Games e Game Power (que viraram Super Game Power e que veio a falir mais de 10 anos depois) e Ação Games (que virou site, voltou a ser revista e depois sumiu)...

No meio do caminho surgiu uma tal de Nintendo World (com seus altos e baixos), Xbox Magazine, Dicas e Truques PlayStation, uma tal de EGM Brasil (que virou EGW) e agora temos diversos sites, canais e blogs especializados em vários tipos de jogos ou setor da indústria dos jogos.

Ainda consegui acompanhar o Star Game da Multishow, o CyberNet, o G4 Brasil e agora temos a Mok (na Play TV) e o Madrugames (na Globo) depois de muitos anos sem nada nacional. Graças ao Star Game pude acompanhar os lançamentos da época, ver o N64 rodando Mario 64 (lindo e cabeludo jogo na época) e o lançamento do Sega Dreamcast. A E3 do ultimo ano do programa com o pré lançamento do PS2 foi algo memorável.

Conseguir viver parte dessa época e o início da internet no Brasil os sites começaram a mostrar sua força e tendência. Existiam vários mas alguns eram bons. Heroi, UOL Jogos, Final Boss, Fabrica de Quadrinhos entre tantas outras referencias bacanas que existem por esses cantos da interwebs...

Durante um tempo muito grande (pouco mais de 10 anos) e acompanhando o site durante semanas e dias sem parar, participei por alguns poucos meses, do conjunto de blogs do Final Boss em 2010. Mesmo período que tinha terminado a faculdade e queria trabalhar na área de jogos com mais vontade do que nunca.



Acompanhei a E3 e a Brasil Game Show (de variaos anos seguidos) por eles e outros sites mas no final o tempo passa, o trabalho muda, os blogs e canais crescem, apareceu um tal de Twitch e as transmissões online ficaram mais poderosas e o que seria do nosso fornecedor de informações gamistica carioca mais adorado?


Infelizmente algumas coisas precisam evoluir. Para uns é mudar para melhor, isso é bom e importante. Para outros, evoluir pode ser deixar de existir para que novos tenham a chance de trilhar, achar e ganhar seu espaço.

Entre tantas surpresas e solavancos, da semana passada para essa, o mundo dos jogos sofre dois baques de uma só vez. Kotaku Brasil e Final Bossa anunciaram “sairemos de cena”. Logo depois do IGN Brasil chegar com tudo para mostrar como se fazer conteúdo de qualidade?

Nada vai conseguir mudar aquele gostinho de satisfação que era ver o site, da sua cidade, ser uma referencia nacional. Trazer conteúdo bacana todos os dias era muito bom. Mas o tempo passa, a realidade bate, o trabalho se mostra mais forte e infelizmente nem tudo é possível de ser feito. Alguém precisa entregar as chaves e apagar as luzes.

Entregaram o batente da parte que tínhamos mais acesso: informação e conteúdo. O espetáculo acabou? A cortina se fechou? O palco precisa mudar! Nunca esquecer ou ignorar aquele grupo que tanto nos trouxe de textos e imagens bacanas do mundo gamer lá do exterior. Que suas memórias e lembranças sejam eternas.

E que venham os próximos (sites, revistas, jornais, blogs e canais de vídeo) para nos satisfazer, cada vez mais, e nos mostrar como melhorar o que tanto gostamos de fazer: jogar vídeo games e conversar sobre vídeo games!

Isso me lembra da frase de um ex professor “se for para ter fome, que seja a fome do conhecimento!” e faço das palavras dele as minhas palavras também! E apaguem as luzes os últimos que saírem. O Show volta daqui a algumas semanas!

E por hoje é só, pessoal...
Ass.: Thiago C. Sardenberg

Nenhum comentário:

Postar um comentário