quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

A Appel com a tão velha inovação de sempre e uma pitada de ousadia cria iMove

Depois de ter uma aula de marketing na pós veio a seguinte ideia, como foi que eu não vi aquilo antes? O assunto agora é sobre design e um bem diferente do esperado.

Empresa: Apple
Produtos: computadores portáteis, telefones celulares e Players de entretenimento
Função: Satisfazer uma gama de usuários sedentos por produtos quase indispensáveis.
Empresa: Porsche
Produtos: Carros esportivos de alto luxo e velocidade e caríssimos
Função: Satisfazer uma quantidade ínfima de consumidores de carros bacanas
Assunto: inovação e ousadia acompanhada de design cria oportunidades.

Quando você tem a união de duas das maiores empresas de consumo do mundo, uma delas responsável pela redefinir o mercado de celulares e criar a de tocadores de musica e a outra por ter fama com seus carros ousados e de design inovador, temos uma quantidade exclusiva de produtos que são destinados a um público seleto e cheio de estilo em consumir novidades.

Partindo desse principio a Apple, com suas mentes criativas e ousadia nas novas oportunidades de trabalho que cria, mostrou a algum tempo, um novo conceito de carro, diferente de tudo o que já haviam criado e para melhorar ainda mais, com formato de capacete e elétrico mas alguém acredita nisso? Alguém, em sã consciência e fora do fanatismo pela Apple acredita nessa coisa?

Nesses links temos imagens e por elas existirem, podem clicar e reclicar a vontade neles.

Pois bem, temos aí uma ideia inovadora, o carro tem bancos para 3 pessoas (porque não 4 ou 5 pessoas), formato de cabeça protegida (popularmente conhecida como capacete) para indicar segurança e uma ampla gama de possíveis consumidores fanáticos pela Apple colocando o iMove como item da lista de desejos de todos os anos, durante todos os feriados e épocas festivas nele mas será que alguém parou para pensar o porque dela (a Apple) estar fazer isso? Com qual finalidade? E acima de tudo, pra quem ou quantos consumidores?

O seguinte link mostra uma matéria especifica desse carro e por quem foi criado
http://www.cartuningrevolution.com/blog/index.php/2011/01/com-lancamento-do-iphone-ipad-e-imac-a-apple-mostra-imove/
A resposta, independente de quantas pessoas falem sim ou não, será unissonoramente relativa quando todos nós escutarmos "porque não pensei nisso antes?" então como ficaremos no final? Pois é, leitor, é aí que o mundo muda de lado e nós, meros mortais e consumidores de tudo que nos jogam parar comprar, surge uma pontinha de inveja em um enorme nariz torto com outra pergunta do tipo "isso funciona mesmo?" e eu entro com um só argumento "é só uma ideia".

Realmente, sou um usuário de Windows ferrenho e não tenho nada do que reclamar da Apple, só o simples fato dela não rodar 90% dos produtos que gosto de consumir e um bando de programinhas inúteis iguais aos da HP com uma centena de coisas boas que falam a respeito dela mas não passam de um simples coro baba ovo chato de istas (Applezistas e HPzistas desculpem-me a “alfinetada”) e que nada mais servem para mostrara  o reflexo da nossa mente controlada por meros desejos e do quanto nosso mundo tem a crescer nas mentes consumidoras excludentes que temos hoje em dia para gerar um consumo sensato e honesto por parte de qualquer publico consumidor.

Por isso só, mesmo que possa falar 1001 coisas boas da Apple (e o que não quero), tenho que admitir que gostei dessa ideia. Pela primeira vez na vida vi algo que “ela” fez (mesmo em protótipo) que realmente pode valer o quanto deve custar (mesmo que o design envolvido nele seja o real agregador de valor que essa belezoca vai ter no momento que for lançada) mas tambem me dá uma sensação de que isso ta mais parecendo um novo modelo rejuvenescido dos antigos Porsches do que pura e simplesmente um carro conceito da toda poderosa Apple.

Agora tambem me sobra outra pergunta "quando vai chegar a mercado? Será tão caro quanto a Amarok é ou será tão caro quanto o mais poderoso Mac existente com direito a uma Cintiq de graça no pacote final?"
Lembrando, Amarok é a nova Pick Up da VolksWagem (que até 2009 não tinha veículos voltados para esse público) e Cintiq é um monitor com sensor de toque da empresa Wacom (mais conhecida pelas tabblets de desenho e escrita presentes no mercado).

Dinheiro pra comprar isso, não há duvidas, existe e aos montes, o problema é saber “quando irá chegar essa maravilhosa invenção as nossas mãos”? Essa eu espero pra ver e se o tão falado mercado primário dela (com os consumidores afoitos por novidades da empresa e de cunho tecnológico) irão realmente comprar essa nova ideia.

Começo tambem a pensar se a toda poderosa Apple é tão poderosa quanto os seus consumidores falam dela o tempo todo. Melhor continuar na espera e meio por fora das coisas pra ver se o tal ISMO de sempre vai ser maior ou menor comparado ao do iPad ou a do iPhone nas suas respectivas épocas de lançamento.
Lembro também o quanto esse mesmo fanatismo existiu na época do lançamento do Super Nintendo, do Sega Saturno, do Zelda Ocarina of Time, do PlayStation 2, do Xbox 360, de Halo 3, do Final Fantasy XIII, do PlaStation 3, do Kinect e de tantos outros produtos ao redor do nosso mundo. Com consumidores sedentos por coisas, produtos, serviços e quinquilharias, de maneira exagerada e principalmente descabida por parte das empresas, fico com o pé mais atrás ainda, mesmo que o Nintendo 3DS esteja pra sair no dia 27 de março 2011.

Infelizmente, ainda que o iMove seja só uma ideia que gerou um protótipo, e desse protótipo podem sair novos carros conceitos e até, quem sabe, algum dia, chegar ao mercado quando os meios de produção estiverem bons o bastante para gerar esse consumo e as (infelizes) estradas e ruas brasileiras forem mais seguras para o uso diário dele, sem mostrar status ou estrelato, vou ficar com as mãos coçando para testar ele.

Com a procura por mais informações sobre ele (veja o primeiro link desse posto) foi descoberta a finalidade desse modelo de carro, que surgiu como uma ideia de uma disciplina da Escola Européia de Design (na Itália) que tinha como função criar um carro, baseado nos conceitos de uma marca que não tinha tradição no ramo. Independente de ser ou não um projeto estudantil, mostra como qualquer produto relacionado a Apple (entre tantas outras empresas) gera um expectativa grande por parte da comunidade e uma mídia espontânea momentânea (lembrando, só por ser Apple).

Cabe aqui falar que esse estudante conseguiu de maneira simples e direta, passar uma série de ideias, em imagens que remetem os produtos da empresa, com uma grande segurança. Esse cara tem futuro garantido em qualquer lugar antes de acabar a faculdade, parabéns pela ideia. Outra observação é que existe pouco material disponivel na internet (em revistas não achei muita coisa) e o nome recorrente é de um italiano Tiduran que foi o autor da ideia.

Considerações finais: é assim que de forma divertida e rapida um país pode se tornar rico e uma verdadeira fabrica de exploração e exportação de idéias, o que infelizmente, não temos em todos os cantos do nosso Brasil. Que ele tem crescido, mesmo que a passos retardados de tartaruga morgada pela cachaça do super mercado mais próximo ou na cheirosa pizza caseira da padaria da esquina que custa apenas R$ 4,99 qualquer unidade, ela tem mostrado que tem crescido.

Até o próximo Post
01-02-2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário