domingo, 9 de janeiro de 2011

Animes e Animações - Karas Hokkaido - Tatsunoko 40 anos

Gostar de animação é assistir de tudo um pouco, desde aquele desenho fofo e romântico como "Pia Carrot" e "Sakura Card Captors" ou alguma adaptação do seriado infantil Barney até aos mais estúpidos e hilários como Os "Padrinhos mágicos" ou "Junipper Lee". Todos esses exemplos bons das boas ideias que os produtores tem para atingir seus consumidores e passar noções de respeito, consideração e outros valores para a criançada e jovens adolescentes.

Nessa quantidade enorme de opções boas e ruins, algumas se destacam ou pela qualidade gráfica, ou pela história, ou pela direção artística que a produção tomou no processo produtivo. Dependendo dessa qualidade algumas historias tambem se destacam como é o caso de um clássico da animação japonesa chamado "Akira". Entre os clássicos modernos alguns poucos tem um certo prestigio como "O Castelo Mágico", "A Viagem de shihiro", "Metropolis" e "Karas" e é justamente sobre Karas que esse post irá falar.

Desenhos violentos são comuns e se existem filmes para maiores de 16 anos e animações para um público mais adulto porque não seriados e miniséries? Karas é o tipico desenho que abusa da sua classificação para chegar na gloria da audiência com um trabalho cultural diferente, uma direção de arte acima da média e conta uma historia pra lá de diferente de tudo o que já foi escrito e feito por alguns autores. Outros tentaram fazer o mesmo sobre o fim do mundo, lá no ano 2000 e no entanto nem acabaram de escrever o quadrinho, o que é uma pena.

Karas é a entidade que deve observar as cidades e defendê-las de outros inimigos ditos fantasmas. Como ela é uma historia japonesa, esses fantasmas são os tão falados Youkais. Os Youkais são demônios infantis das historias e da cultura japonesa e muitos são os desenhos que abusam dessa referencia para criar universos tão densos, exemplos mais conhecidos no Brasil são "Ynu Yasha" e "Yu-Yu Hakusho" porém esses Youkais podem vir desde os mais amigos até os mais perversos e nesse caso, Karas fala bastante dos perversos.

A historia se passa na cidade de Hokkaido e mostra a batalha de uma Yurine, entidade que cria e controla os Karas e a vontade de vingança que ela tem para derrotar um antigo Karas que saiu de seu controle e quer dominar a cidade e o mundo, através de outras entidade malignas chamadas Miranis e que precisam de sangue humano para sobreviver, caso contrario elas tambem iriam deixar de existir.

Os personagens de destaque são Otoha (o atual Karas da historia) uma das Yurine (a entidade que controla apenas um Karas de cada vez) e Ekou (o Karas renegado que quer dominar e destruir tudo). Como sempre as historias japonesas são trabalhos artísticos de primeira linha e com a qualidade e detalhes que essa tem chega a ser desleal falar de outros. Em contra partida ela abusa do derramamento de sangue e da violência o que a deixa numa classificação de apenas aconselhavel para maiores de 16 anos. Atenção tutores, vejam juntos.

Por ser um desenho da Tatsunoko Productions (alguém, falou de Tatsunoko vs Capcom aí?) o nível de qualidade é invejável por ter uma grande empresa para fazer desse um desenho bem acabado e como tambem era uma animação comemorativa dos 40 anos, dessa mesma Tatsunoko,  o acabamento acaba ganhando um nivel de qualidade ainda maior. Por tê-la vista em uma resolução baixa, porque o arquivo era pequeno, procurem pelos arquivos de boa qualidade o desenho merece essa atenção por parte dos fãs.

Como eu só escrevo sobre qualquer obra depois de tê-la vista por completa, aqui vai o veredito: Desenho 8.5, animação 9.0, Dublagem 8.0 (o som estava baixo mas não significa que seja ruim), Cores, luzes e efeitos visuais 9.0 (mesmo com o abuso do sangue e do excesso de preto em certos momentos), música e efeitos sonoros 9.0. Numa classificação final seria em torno de 8.5 o que é uma nota muito alta para qualquer produção de qualidade que se preze e tenha certo destaque no mundo todo.

Ou seja, uma obra que vale o tempo gasto para ser vista. É composta por 6 episódios de mais ou menos 25 minutos, com opening/ending em alguns deles e tem o selo de comemoração dos 40 anos da Tatsunoko no final dos créditos. Na versão americana (legendada achada no You Tube) os créditos iniciais do desenho mostra, nas legendas iniciais, o nome dos principais membros da equipe de produção então, quem quiser saber mais sobre eles e souber um pouco de inglês da uma procurada pelo desenho no You Tube, enquanto que a versão Brasileira não veio com essas indicações, em compensação é mais fácil achar um arquivo RMVB para ser visto no nosso velho Português BR. Para quem souber japonês fica a dica de um bom desenho com os pesares ditos anteriormente e precisar de cabeça e sangue frios para isso.

Site para a versão brasileira http://www.animescenter.com/

Thiago Sardenberg

Nenhum comentário:

Postar um comentário