Vamos por partes porque a coisa é mais impactante que o esperado. Vou ignorar os fanáticos de plantão porque o que está em jogo é custo vs valor.
Desde a geração PS4 XOne para a PS5 Series, tanto consoles quanto os jogos estão recebendo reajustes de preços a níveis que até os países ricos começaram a reclamar dos valores cobrados. Motivos? Variados mas a produção também tem motivo de sobra para aumentar os preços cobrados para os consumidores.
Sair de 400 Dólares para 500 entre gerações e de 500 para
700 entre versões base e pró numa única geração já é um absurdo e o Nintendo
Switch 2 chegar a 450,00 não foi surpresa nenhuma. Não deixa de ser caro até
para eles imagina para nós brazukas?
O mesmo raciocínio vale para os jogos. De 50,00 para 60,00 e
depois para 70,00 a indústria cobra seus custos dos consumidores e para piorar
as vendas estão caindo enquanto a estimativa de unidades vendidas crescendo. O
resultado disso é a discrepância entre o que os consumidores estão dispostos a
pagar por jogos e o quanto as produtoras estão dispostos a não sacrificar para
justificar preços de 70,00 a unidade.
Com o anúncio do Switch 2 e os jogos não começando entre 60
e 80 Dólares os digitais e podendo chegar a 80,00 ou 90,00 dólares as mídias físicas,
o valor que a RockStar vai cobrar por GTA6 (imagem chamada dessa postagem) tem
cabimento? Obviamente que não, para os consumidores, mas para as produtoras
sim.
O grande problema ocorre quando uma fabricante + produtora
de consoles como a Nintendo, chegar botando o pé na porta falando que os jogos
de Switch 2 digitais já começam em 70,00 tem cabimento? Nenhum mas foi
anunciado. E isso se reflete numa antiga política de preços da própria empresa
que quer preservar os pontos de venda, as lojas físicas, aos consumidores, pois
ela entende que sem lojas físicas os consoles não chegam e sem as lojas físicas
não há marketing indireto de estímulo ao consumo de novos jogos e consoles.
Antes do 1º Switch ser lançado, a própria Nintendo já havia
informado que a diferença de preço cobrado entre seus jogos físicos e digitais
seria pequena pois ela não queria quebrar o mercado de lojas físicas. Agora, com
o anúncio do Switch 2 e o inevitável lançamento de GTA 6, essa política de
preços não só se mantém como padrão como se torna vital para manter as
empresas. Aumenta-se o que se cobra, dos consumidores, enquanto o que se
entrega, aos consumidores, se reduz.
Para quem não entendeu a situação toda, a postagem não tem qualquer
relação com a Nintendo ou GTA 6 mas com os valores cobrados por jogos. Tal
postura, da Nintendo, em corroborar com o aumento de preços dos produtos finais
em relação aos custos elevados que a indústria tem passado, só mostra como a
barreira dos 100,00 dólares, por uma mídia física de jogo, pode ocorrer em
poucos anos.
Não ficarei nem um pouco surpreso caso o tal do GTA 6, e
outros grandes lançamentos desse ano de 2025, como dos próximos, possam não só
chegar como passar dessa barreira BIZARRA de ‘custos vs valores’ onde os
consumidores serão massacrados pela cobrança indevida, ou será devida? das
fabricantes e produtoras porque não sabem mais colocar os projetos dentro de
orçamentos viáveis, deixando para a galera da venda e do Marketing fazer o
trabalho de colocar goela abaixo os jogos aos consumidores.
As lojas tipo GreenManGaming, Nuuvem, Humble Bundle, Indie
Gala, Gamers Gate entre outras, vai se tornar cada vez mais viável pelos preços
absurdos que certas plataformas cobram por obras pouco apelativas ou de
conteúdo duvidoso.
Sejamos honestos que Nintendo, GTA, e outras entregam muito
nos seus produtos e justificam seus aumentos de preço no que sabem entregar,
mas o problema não é a Nintendo ou a Rockstar com seu GTA mas o que as
concorrentes poderão fazer/cobrar para se manterem no mercado não entregando
30% do que prometem, com o aval de Nintendo e Rockstar para cobrar mais por
menos.
Essa é a questão da postagem.
E sim, GTA 6 vai sair a 100 doletas querendo ou não.
Porque? Porque é GTA. Porque é Rockstar. Porque eles podem
cobrar e os fãs vão pagar.
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