sábado, 26 de novembro de 2016

LER – Visitando o Salão Carioca do Livro - 2016


Essa edição extra no blog vai para distrair e curtir um pouco um evento literário.

O local parece ser pequeno e não é, só tem formato grandioso e imponente mas quando se chega perto da entrada e se vê um navio de turismo maior que os armazéns onde se encontra o evento se percebe que realmente não é lá tão grande.

Logicamente que perde em tamanho, quantidade de expositores e volume de livros para a Bienal do Livro do Rio em contra partida ganha e muito em mobilidade, facilidade de acesso e um pouco de tradição no coração da cidade maravilhosa.


Não é um local ‘nossa que bonito’ mas ficou bem bacana depois da saída da Perimetral. Uma visita obrigatória a todos os moradores e turistas interessados em redescobrir o centro.

Visitando a feira 

Localizada no centro antigo do Rio e bem onde existe a saída de turistas nas visitas de fim de ano foi uma escolha interessante. Além de forçar o visitante a usar o VLT (que por sinal está lá pra isso), facilita bastante o acesso ao evento. O trem elétrico ou bonde moderno ajudam o transporte para outras regiões da cidade. Quem quiser andar pode saltar na Parada dos Museus e ver as fachadas dos prédios de época. Se preferir saltar na Parada dos Navios é o ponto mais próximo.


O espaço e o evento em si, estão bem organizados. Acesso fácil para cadeirante e deficientes com rampas e muita mobilidade garantidos. Restaurantes não existem, a alimentação vai precisar seguir os cardápios dos Food Trucks dispostos pelo evento. Locais para sentar e ler, ver os espaços com muitos textos ilustrativos e uma ornamentação de evento diversificada fazem do espaço bem ocupado pela imaginação dos expositores e de seus organizadores.

As partes: boas e a não tão boas

Apesar de poucos e pequenos estandes o primeiro dia existe para se verificar que os espaços ainda estavam com caixas e arrumações ocorrendo, deixando os visitantes um pouco perdidos no meio de tanta confusão porém estava tudo organizado e nada impedia o visitante de ficar andando pelo espaço.


É o melhor dia para se tirar fotos em geral, verificar o que há de melhor nos armazéns, puxar uma cadeira para beber um café literário e ter uma pausa para refletir e desacelerar no meio de uma semana corrida. Nos dias seguintes o que não vai faltar são opções de leitura para boa parte dos leitores compulsivos e sedentos por diversas opções.


A parte bacana foi poder conversar com alguns editores e autores. Não foram muitos mas deu para olhar às pessoas, trocar ideias, informações, aquela velha máxima do bom Marketing ou o Marketing espontâneo “trocar figurinhas” ou “trocar cartões de visitas” e isso só acontece nos primeiros dias de qualquer feira.

A parte mais importante

Poder ver e folhear algumas obras e poucos mas importantes lançamentos também foi divertido. Sentir o cheiro de livro recém impresso não tem preço para qualquer designer de impressão. Fica aquela sensação de “produto novo” no imaginário e nas memórias do evento.


Para quem é professor alguns estandes estavam com bons descontos. Em alguns cheguei a ver livros com 90% de desconto em outros não passavam de 20%. Em alguns poucos casos cheguei a ver livros pelo valor de R$ 5,00 em outros algumas joias mais caras mas não menos importantes. Na pratica, batendo perna e andando, tem livros para todos os gostos e bolsos.

Crianças e geeks para todos os lados

Na parte infantil haviam boas opções e variedade. Desde livros ilustrados por praticamente todas as editoras e livrarias presentes, até os suplementos e coleções completas de livros de universos específicos como Star Wars, Pequeno Príncipe, Diário de Um Banana entre outros.


No meio do caminho haviam alguns fanáticos por Star Wars vestidos como Cavaleiros Jedi ou Siths e uma pena não ter visto nenhum Spok ou um klingon andando pelo evento porque teve a participação do Conselho Jedi do Rio nele então “Klingons! Vocês não são bem vindos...” brincadeiras a parte...

Locais dentro do evento

Dividido em alguns espaços havia bastante variedade para se distrair e apreciar. AUDITORIO MACHADO DE ASSIS, #jovem autor, Café do livro, Era uma vez, Espaço cesgranrio de roteiro e dramaturgia, Espaço espelho meu - "conte aqui uma história em 3 minutos", Espaço Geek, Espaço Interrogativo, Espaço Jove, Espaço Livro Digital, Espaço Casa Porto, Esquina do Autor, Jardim Literário Ler – Cesgranrio, Oficina Literária, Sala de Leitura Rio de Janeiro, SARAU, Salão do Livro, SEBO, Talk Show Literário e Teoria em Cena foram os espaços organizados pelo evento para os visitantes apreciarem o que há de melhor no mundo da leitura.


Participaram do evento

As editoras e livrarias estão bem espalhadas com participação da Travessa, Blooks, Editora Guardião, Aquario Editorial, Lamparina Editora, SENAC e muitas outras.

Seguem outras fotos do evento






Vai lá, curta o evento e aproveite a cidade ainda tem tempo...
Até a próxima postagem.
Ass.: Thiago Sardenberg

Nenhum comentário:

Postar um comentário